O passaporte brasileiro foi classificado como o mais poderoso da América Latina e o 11º mais influente no mundo, de acordo com o Passport Index 2024, elaborado pela consultoria Arton Capital, referência global em cidadania e mobilidade internacional. A posição do Brasil no ranking global reflete o aumento de destinos acessíveis sem a necessidade de visto.
Atualmente, viajantes brasileiros podem entrar em 166 países sem visto prévio, incluindo nações da Europa, Ásia e América do Sul. O recente destaque no ranking foi impulsionado pela decisão do Japão de dispensar o visto para estadias turísticas de até 90 dias, ampliando o acesso internacional para os brasileiros.
Apesar do avanço, o Brasil ainda não figura no top 10. Para alcançar essa posição, seria necessário que outros quatro países também eliminassem a exigência de visto, equiparando o passaporte brasileiro aos de Mônaco e Malásia. Por outro lado, 32 países ainda exigem visto prévio dos brasileiros, incluindo destinos populares como Estados Unidos, Canadá, México, China e Austrália.
O passaporte dos Emirados Árabes Unidos ocupa o topo do Global Passport Power Rank 2024, permitindo viajar para 180 países. O documento garante entrada livre em 133 nações sem visto e visto na chegada em outros 47 destinos, enquanto apenas 18 países mantêm a exigência de visto prévio, consolidando sua posição como o mais poderoso do mundo.
Veja o ranking de passaportes mais poderosos do mundo:
- Emirados Árabes Unidos – 180 países
- Espanha – 179 países
- Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Noruega e Suíça – 178 países
- Suécia, Polônia e Hungria – 177 países
- República Tcheca, Coreia do Sul, Estônia, Croácia e Eslováquia – 176 países
- Cingapura, Malta, Reino Unido, Canadá, Lituânia, Romênia, Bulgária e Austrália – 174 países
- Estados Unidos e Islândia – 173 países
- Chipre – 172 países
- Malásia e Mônaco – 170 países
- Japão, Eslovênia, Letônia, Nova Zelândia e Liechtenstein – 175 países