Ao programar uma viagem, alguns aspectos são levados em conta pelos turistas, seja a segurança, as experiências que o destino oferece ou até a hospitalidade dos moradores. A combinação desses pontos faz com que um local se torne ou não acolhedor e, consequentemente, seja uma região muito procurada.
Anualmente, a plataforma Booking.com prepara uma lista de lugares mais acolhedores do mundo e, em 2025, o Brasil aparece em terceira posição com o município de Urubici, em Santa Catarina.
Neste ano, a relação foi dividida em diversas categorias, já que foram reunidos 35 lugares. Para realizar essa classificação, a plataforma analisou mais de 360 milhões de avaliações verificadas de internautas.
No topo do ranking de 2025 está Sigiriya. A antiga capital do Sri Lanka foi erguida sobre um rochedo de granito, elevando-se a uma altura de 370 metros. Hoje, o destino é considerado patrimônio mundial da UNESCO. O lugar é conhecido por uma antiga fortaleza de pedra, vilarejos e parques carregados de elefantes.
Para chegar a Sigiriya, o viajante precisa voar até o Aeroporto Internacional Bandaranaike, na capital Colombo, e depois embarcar em uma viagem de carro com três horas de duração.
Antecedendo Urubici está Cazorla, na Espanha. O município está situado a aproximadamente uma hora de carro da cidade de Jaén e seu centro histórico foi declarado Bem de Interesse Cultural.
Confira a lista das dez cidades mais acolhedoras de 2025:
- Sigiriya, Sri Lanka;
- Cazorla, Espanha;
- Urubici, Brasil;
- Taupo, Nova Zelândia;
- St. Augustine, Flórida;
- Orvieto, Itália;
- Manizales, Colômbia;
- Quedlinburg, Alemanha;
- Ko Lanta, Tailândia;
- Chester, Reino Unido.