Pela primeira vez desde a criação da lista em 2013, os holofotes da gastronomia latino-americana se voltaram para o Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28). Mais especificamente para o icônico hotel Copacabana Palace que sediou a décima primeira edição do Latin America’s 50 Best Restaurants. O evento reuniu os maiores nomes da culinária da região em uma celebração única, que contou com oito restaurantes brasileiros entre os 50 melhores.
William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, expressou sua satisfação em reconhecer não apenas o vencedor, mas todos os estabelecimentos. que contribuíram para a rica diversidade gastronômica da região. “É uma grande honra e um privilégio celebrar os talentos gastronômicos e a diversidade presentes na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Estendemos nossos parabéns a todos os estabelecimentos reconhecidos este ano e ao longo dos primeiros 10 anos de existência da lista”, afirmou.
A lista deste ano reflete a riqueza cultural culinária da América Latina, destacando 23 cidades e consolidando Buenos Aires e Lima como destinos gastronômicos globais, cada uma com oito representantes. O Brasil se destaca, com restaurantes em três cidades, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, incluindo A Casa do Porco, eleito o melhor restaurante do País em 2023, ocupando a quarta posição.
O título máximo da premiação foi concedido ao restaurante Maido, do chef Mitsuharu Tsumura, em Lima (Peru), que não apenas cativou o paladar, mas também impressionou com uma abordagem inovadora aos ingredientes locais e uma carta de vinhos visionária.
O processo de votação, conduzido em parceria com a firma de consultoria Deloitte, visa proteger a integridade do processo e garantir a autenticidade dos resultados. A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, composta por mais de 300 membros especializados em gastronomia, desempenha um papel fundamental na definição da lista, sendo dividida em cinco regiões.
Veja o ranking completo:
- Maido – Lima
- El Chato – Bogotá
- Don Julio – Buenos Aires
- A Casa do Porco – São Paulo
- Fauna – Valle de Guadalupe
- Maito – Cidade do Panamá
- Kjolle – Lima
- Leo – Bogotá
- Boragó – Santiago
- Mayta – Lima
- Nuema – Quito
- Quintonil – Cidade do México
- Mérito – Lima
- Lasai – Rio de Janeiro
- Pujol – Cidade do México
- Celele – Cartagena
- El Preferido de Palermo – Buenos Aires
- Metzi – São Paulo
- Villa Torél – Ensenada
- Oteque – Rio de Janeiro
- Nelita – São Paulo
- Evvai – São Paulo
- Gustu – La Paz
- Sublime – Cidade da Guatemala
- Cantina del Tigre – Cidade do Panamá
- Gran Dabbang – Buenos Aires
- X.O. – Medellín
- Arca – Tulum
- Pangea – Monterrey
- Julia – Buenos Aires
- Sud 777 – Cidade do México
- Mishiguene – Buenos Aires
- Osso – Lima
- Maní – São Paulo
- Manu – Curitiba
- Rosetta – Cidade do México
- Alcalde – Guadalajara
- Alo’s – Buenos Aires
- Mil – Moray
- Le Chique – Cancún
- Crizia – Buenos Aires
- La Mar – Lima
- Niño Gordo – Buenos Aires
- Humo Negro – Bogotá
- Parador La Huella – José Ignacio
- Rafael – Lima
- Sikwa – San José
- La Docena (Polanco) – Cidade do México
- Mercado 24 – Cidade da Guatemala
- Cosme – Lima