GPS Brasília comscore

Brasil tem 12 marcas de azeite entre as melhores do mundo, diz pesquisa

Entres os fabricantes, dez estão no Rio Grande do Sul, um em São Paulo e outro em Minas Gerais
Azeites no ranking
Participação brasileira no Flos Olei, guia dos melhores azeites do mundo, passou de nove empresas para 12 | Foto: Azeite Sabiá/Divulgação

Compartilhe:

O guia Flos Olei 2024, que lista os 500 melhores azeites do mundo, incluiu 12 marcas brasileiras em seu ranking, representando um aumento significativo em relação à edição anterio, que contava com nove marcas nacionais. Esse reconhecimento aumenta a visibilidade internacional da produção de azeite no Brasil.

Das 12 marcas brasileiras destacadas, dez estão localizadas no estado do Rio Grande do Sul, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais. Cada marca recebeu uma pontuação que varia de 83 a 95, em um máximo de 100, destacando a qualidade desses produtos.

Confira a lista das marcas brasileiras presentes:

  1. Prosperato (Caçapava do Sul/RS): nota 95
  2. Sabiá (Encruzilhada do Sul/RS): nota 95
  3. Verde Louro (Canguçu/RS): nota 93
  4. Lagar H (Cachoeira do Sul/RS): nota 91
  5. Capela de Santana (Sentinela do Sul/RS): nota 88
  6. Estância das Oliveiras (Viamão/RS): nota 88
  7. Capolivo (Canguçu/RS): nota 88
  8. Bem-Te-Vi (Encruzilhada do Sul/RS): nota 85
  9. Casa Marchio (Encruzilhada do Sul/RS): nota 84
  10. Al-Zait (Rosário do Sul/RS): nota 83
  11. Orfeu (Sertãozinho/SP): nota 83
  12. Verolí (Sapucaí-Mirim/MG): nota 83

Guia

Para os produtores brasileiros, estar incluído no guia Flos Olei é um reconhecimento significativo da qualidade de seus azeites. Flávio Obino, proprietário do azeite Capela de Santana, destacou a importância desse feito: “Sempre gostei de azeite, e quando viajava para o exterior, levava o Flos Olei junto para saber quais os produtos que gostaria de provar. Quando comecei a produzir, falava brincando ‘imagina se nosso azeite entra para o Flos Olei’. Agora estamos no quinto ano de produção, e já é o segundo ano consecutivo que entramos nesse ranking, um grande orgulho para nós.”

A azeitóloga Glenda Haas, proprietária do Lagar H, outro produtor brasileiro incluído no guia, explicou que o Flos Olei realiza análises sensoriais dos azeites, pontuando-os com base em critérios técnicos relacionados ao sabor e aroma. “Ele escolhe os 500 mais bem pontuados de todas as amostras que ele recebeu. Neste ano, foram recebidas mais de 900 amostras”, afirmou Haas.

Além disso, Glenda Haas enfatizou que os azeites de qualidade devem apresentar características como amargor, sabor frutado e pungência, que indicam frescor e autenticidade. A presença dessas características sensoriais é um indicativo de um produto de alta qualidade.

Apesar do aumento na produção de azeite de oliva no Brasil, o país ainda consome uma pequena porcentagem de sua produção nacional. Com uma área plantada de 7 mil hectares de oliveiras, a produção brasileira atingiu 700 mil litros na safra 2022/23. No entanto, esse volume representa apenas 0,7% do consumo interno, de acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor, com 580 mil litros registrados na última safra, um aumento de 29% em relação ao ano anterior.