GPS Brasília comscore

Brasil se declara livre da gripe aviária e comunica à OMSA

Vazio sanitário se iniciou no dia 22 de maio, após desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o fim do vazio sanitário, conforme previsto em protocolos internacionais. Com a notificação, o Brasil se declara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP).

O vazio sanitário se deu início no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS). “Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

O Mapa também está notificando os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, a fim de restabelecer o comércio internacional o mais rápido possível.

“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo país de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI