GPS Brasília comscore

Brasil reconhece iniciativas que combatem a desigualdade com o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica

Cerimônia em Brasília destacou projetos de empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda a beneficiários do Cadastro Único

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou, nesta terça-feira (29), os vencedores do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, durante cerimônia realizada no Brasília Palace Hotel.

A iniciativa reconhece ações que promovem geração de renda, qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo entre famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Veja aqui os premiados.

Criado para valorizar boas práticas de inclusão produtiva, o prêmio integra a agenda do Programa Acredita no Primeiro Passo, do próprio ministério, e destaca-se como símbolo do esforço coletivo para reduzir desigualdades no Brasil.

De acordo com pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a renda do trabalho entre os mais pobres cresceu 10,7% em 2024 — ritmo 50% superior ao avanço registrado entre os 10% mais ricos, que foi de 6,7%. A média geral de crescimento foi de 7,1%, a maior redução da desigualdade social no país em anos.

“Esse resultado é fruto de um esforço contínuo. Tivemos redução da fome já em 2023 e, agora, conseguimos diminuir significativamente a linha da pobreza. Esse é um campeonato do bem, com participação de municípios, estados, setor privado, empresas e empreendedores”, celebrou o ministro Wellington Dias, titular da pasta.

Ele também enfatizou a necessidade de manter o foco no enfrentamento das desigualdades: “O Brasil está entre as maiores economias do mundo, mas ainda precisa combater a exclusão com políticas estruturantes.”

Categorias e vencedores

A premiação foi dividida em três eixos principais:

  • Inserção no Mercado de Trabalho: premiou cinco empresas, cinco estados e 15 municípios que se destacaram na criação de vagas de emprego e programas de capacitação voltados a inscritos no CadÚnico. Entre os critérios analisados estavam o número de vagas geradas, qualidade dos cursos e taxas de empregabilidade.

  • Empreendedorismo e Fomento: reconheceu micro e pequenos empreendedores que superaram vulnerabilidades com o apoio de políticas públicas, além de instituições financeiras que viabilizaram crédito e suporte para negócios inclusivos.

  • Combate à Desigualdade: destacou estados e capitais com melhor desempenho no Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM Trabalho), com base em indicadores como formalização, renda média e acesso a direitos trabalhistas.

Além das categorias principais, menções honrosas foram entregues a organizações da sociedade civil vinculadas ao Programa Acredita, em reconhecimento ao papel fundamental que exercem na promoção da inclusão produtiva.

Desde o início da iniciativa, o Programa Acredita no Primeiro Passo já destinou R$ 726,41 milhões, beneficiando diretamente cerca de 87 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia reuniu autoridades federais, representantes do setor privado, lideranças sociais e empreendedores de várias regiões do país.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.