Brasil reage e acusa EUA de intromissão “indevida e inaceitável” no Judiciário

Itamaraty se pronunciou pela primeira vez desde anúncio do "tarifaço" de Trump

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, rebateu as recentes declarações do governo de Donald Trump e acusou os Estados Unidos de praticarem uma “intromissão indevida e inaceitável em assuntos que competem exclusivamente ao Poder Judiciário brasileiro”.

No posicionamento, o Itamaraty afirma que “deplora e rechaça, mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília”. “Tais manifestações não condizem com os 200 anos da relação de respeito e amizade entre os dois países”, enfatiza. 

Segundo o MRE, o Executivo tem negociado com autoridades norte-americanas desde março questões relativas a tarifas e está “disposto a dar sequência a esse diálogo”.

A equivocada politização do assunto não é de responsabilidade do Brasil, país democrático cuja soberania não está e nem estará jamais na mesa de qualquer negociação.”, completa o Itamaraty. 

Este é o primeiro posicionamento das Relações Exteriores do País desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu sobretaxar os produtos brasileiros. 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI