Os aeroportos da Ásia e da África se destacaram como os líderes em oferecer as melhores experiências para os viajantes globais, segundo a premiação ASQ Awards. O prêmio, organizado pela Airports Council International (ACI World), reconhece anualmente os terminais que se destacam em diversas categorias, e proporcionam serviços de excelência aos passageiros.
No total, 400 aeroportos em 109 países foram avaliados, e os resultados referentes ao ano de 2023 foram divulgados no último mês. A ACI World, em parceria com a empresa de tecnologia de viagem Amadeus, analisou quase 600 mil respostas de viajantes a pesquisas realizadas em todo o mundo durante o período.
O Brasil ficou fora da lista regional, que analisa a América Latina, e também global, revelando um desafio para os terminais do país em alcançar os padrões internacionais. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), é o único terminal brasileiro no programa de “experiência do consumidor” da ACI World.
Melhores do mundo e da América Latina
No panorama global, os melhores aeroportos do mundo em 2023 foram dominados por três terminais asiáticos:
- Aeroporto Internacional de Kempegowda (Bangalore, na Índia)
- Aeroporto Internacional Thiruvananthapuram (Thiruvananthapuram, na Índia)
- Terminal A do Aeroporto Internacional Zayed (Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos)
Na América Latina e no Caribe, os aeroportos do Equador e da Costa Rica conquistaram as melhores avaliações. Outros países da região também apresentaram boa performance, incluindo o México, a República Dominicana e as Bermudas.
Aeroportos vencedores na categoria “equipe mais dedicada de toda a região”:
- Aeroporto Guanacaste: em Libéria, na Costa Rica
- Aeroporto Internacional de Guayaquil: em Guayaquil, no Equador