O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira anunciou nessa terça-feira (14), que o Brasil receberá um investimento de R$ 8 bilhões para o mapeamento geológico, pesquisa e aproveitamento mineral.
O valor será aplicado pela mineradora saudita Ma’aden, como forma de aprimorar técnicas e ampliar o conhecimento sobre o subsolo brasileiro. O anúncio foi feito durante a participação do ministro no Future Minerals Forum, em Riade, na Arábia Saudita.
O ministro destacou a que a transição energética depende do mapeamento do território brasileiro para um aproveitamento mineral sustentável. Afirmou também que a participação do Brasil no fórum busca contribuir com a formulação de projetos de minerais críticos, como cobre, níquel, lítio, cobalto, manganês e grafite, que são essenciais para a nova economia verde.
Além do investimento saudita, o ministro anunciou que os Emirados Árabes Unidos também investirão cerca de R$ 15 bilhões na exploração de minerais estratégicos no Brasil. Estes recursos são direcionados a minerais fundamentais para a transição energética.
O governo brasileiro espera que a parceria também envolva as mineradoras nacionais nos projetos de exploração de minerais. O investimento foi firmado após uma reunião bilateral entre Silveira e o ministro de Mineração da Arábia Saudita, Bandar Alkhorayef. Eles negociaram ainda a abertura do escritório da Ma’aden, no Brasil.