Em busca do hexacampeonato, **a seleção brasileira encara a Suíça, às 13h (horário de Brasília) desta segunda-feira (28)**, pela segunda rodada da fase de grupos. **Se vencer, o Brasil garante a vaga nas oitavas de final**, após o empate por 3 x 3 entre Camarões e Sérvia. **Na escalação oficial, divulgada há pouco, Tite colocou Fred no lugar de Neymar, adiantou Lucas Paquetá e pôs Éder Militão na lateral-direita, posição já ocupada pelo defensor do Real Madrid.**
**Brasil e Suíça já empataram duas vezes em Mundiais**: a primeira delas, na Copa realizada no Brasil, em 1950, por 2 x 2 no Estádio do Pacaembu, em São Paulo; e na Copa da Rússia, em 2018, por 1 x 1. Na fase de grupos da Copa do Catar, o escrete canarinho estreou com uma vitória por 2 x 0 contra a Sérvia.
**Como já é tradição no mundo globalizado, a Suíça tem três jogadores naturalizados**: o goleiro reserva Philipp Köhn, que originalmente é alemão; o meia Xherdan Shaqiri, que nasceu no Kosovo; e o atacante Breel Embolo, que é camaronês.
**Confrontos anteriores**
São Paulo parou no dia 28 de junho de 1950, uma quarta-feira. **Mais de 42 mil paulistanos foram ao Pacaembu, para ver a seleção brasileira comandada pelo técnico Flávio Costa enfrentar a Suíça,** que tinha sido derrotado pela Iugoslávia na primeira rodada da Copa, por 3 x 0. O treinador comandava o Vasco, mas, para agradar os paulistas, mudou a seleção, escalando a linha média do São Paulo naquela partida: Ruy, Bauer e Noronha. O Brasil fez 1 x 0, quando Ademir (do Vasco) cruzou e Alfredo II (do Vasco) balançou as redes do goleiro suíço.
**A Suíça empatou a seguir em uma falha do zagueiro Juvenal (do Flamengo).** O Brasil voltou à frente do placar com uma cabeçada de Baltazar (do Corinthians) no ângulo. Mas, quando faltavam apenas dois minutos para o término da partida, **a Suíça empatou novamente, em chute de Fatton que passou entre os braços de Barbosa (do Vasco).**
**O outro confronto entre as seleções em Copas só ocorreu no Mundial da Rússia em 2018.** Philippe Coutinho fez 1 x 0, em chute de fora da área, no primeiro tempo. Mas, assim como em 1950, a Suíça empatou: Zuber, de cabeça, no segundo tempo, após falta clara em Miranda, ignorada pela arbitragem.
**Do elenco atual, jogaram aquela partida nomes como Alisson, Danilo, Thiago Silva, Casemiro, Neymar e Gabriel Jesus, todos treinados pelo mesmo Tite**. Já a Suíça apostou no novo trocou o bósnio Vladimir Petkovic por Murat Yakin. Nas Eliminatórias, a seleção suíça tirou a Itália da liderança do grupo na última rodada e se classificou para a Copa diretamente – na repescagem os italianos foram eliminados pela Macedônia do Norte.
**Em encontros amistosos, o Brasil venceu a Suíça três vezes**: em 1980, por 2 x 0; em 1983, por 2 x 1; e em 2006, também por 2 x 1. Foi derrotado por 1 x 0 duas vezes: em 2013 e em 1989 – naquela excursão à Europa, a seleção comandada pelo técnico Sebastião Lazaroni perdeu da Suécia (2 x 1), foi goleada pela Dinamarca (4 x 0) e empatou com o Milan, por 0 x 0. Houve ainda dois empates por 1 x 1, em 1956 e em 1982. *(Agencia Brasil/EBC)*
**BRASIL**
Alisson, Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison e Vinícius Júnior.
**Técnico:** Tite
**SUÍÇA**
Sommer, Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Sow e Rubén Vargas; Embolo.
**Técnico:** Murat Yakin