A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman (PT), repercutiu em suas redes sociais nesta quinta-feira (28), a matéria da capa da revista The Economist, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ministra destacou a importância do conteúdo “para desmentir, lá fora, as fakenews de Bolsonaro e do governo Trump sobre o Brasil”.
A petista afirmou que o País “dá um exemplo de democracia com o julgamento daqueles que tentaram dar um golpe de estado”, e completou: Levar golpista às barras da Justiça é essencial para que não tentem retornar”.
A matéria de capa da revista The Economist desta semana é muito importante para desmentir, lá fora, as fakenews de Bolsonaro e do governo Trump sobre o Brasil. Não pretendemos dar lição a ninguém, mas, como diz a reportagem, o Brasil dá um exemplo de democracia com o julgamento…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 28, 2025
Segundo a revista britânica, o Brasil deu uma “lição de maturidade democrática” ao investigar criminalmente o ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, contrastando com os Estados Unidos. Trump insuflou a invasão ao Congresso e foi acusado de quatro crimes, mas pôde concorrer à Presidência do País em 2024. Eleito para mais um mandato, o republicano perdoou 1.500 invasores do Capitólio, inclusive o “Viking”.
“Os dois países parecem estar trocando de lugar. Os Estados Unidos estão se tornando mais corruptos, protecionistas e autoritários. (…) Em contraste, mesmo com o governo Trump punindo o Brasil por processar Bolsonaro, o País está determinado a salvaguardar e fortalecer sua democracia”, disse a The Economist.
A publicação afirmou que o processo contra o ex-presidente avançou mesmo sob pressão de Trump, que sancionou o Brasil com tarifas adicionais a produtos nacionais e revogações de vistos de autoridades, além de mirar o relator do inquérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky.