GPS Brasília comscore

Brasil celebra 40 anos de democracia com evento histórico em Brasília

Debates e homenagens marcam a programação, que relembra conquistas e discute desafios do futuro democrático

O ex-presidente José Sarney será homenageado no dia 15 de março de 2025, quando a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e o partido Cidadania promovem um evento para celebrar os 40 anos da redemocratização brasileira.

A programação será realizada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, das 9h às 17h, reunindo nomes de destaque da política, do direito e da sociedade civil para debater avanços e desafios da democracia no Brasil.

A escolha da data coincide com o dia em que José Sarney assumiu a Presidência da República em 1985, marcando o fim de duas décadas de regime militar. O ex-presidente será o grande homenageado do evento, ao lado de figuras que desempenharam papel fundamental na transição democrática e na elaboração da Constituição de 1988, conhecida como “Constituição Cidadã”.

Democracia

A programação inclui três mesas de debates, abordando os avanços consolidados ao longo dessas quatro décadas, as lacunas ainda existentes e os desafios que se impõem para o futuro.

A abertura do evento contará com a presença de Marcelo Aguiar, diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira; Comte Bittencourt, presidente nacional do Cidadania; e da deputada federal Anny Ortiz (Cidadania-RS). O público também poderá assistir à exibição do documentário “Os 40 anos da redemocratização brasileira pelas lentes do mestre Orlando Brito”, seguido da homenagem a José Sarney e a ex-constituintes que participaram da construção do novo Brasil democrático.

Na primeira mesa de debates, o ex-presidente José Sarney, o ex-ministro Nelson Jobim, o diplomata Rubens Ricupero e o ex-presidente uruguaio Julio María Sanguinetti discutirão as conquistas consolidadas da democracia brasileira. Um vídeo especial com a ex-presidente chilena Michelle Bachelet será exibido durante o painel.

A segunda mesa trará um debate sobre as dúvidas e dívidas da democracia atual, com participações do ex-ministro Cristovam Buarque, da ministra do STF Cármen Lúcia e do professor norte-americano Mark Lilla. O painel contará ainda com um vídeo da política venezuelana Maria Corina Machado, abordando os impactos da crise democrática em seu país.

Por fim, a terceira mesa tratará dos desafios que se desenham para o futuro da democracia, com discussões sobre o papel das Forças Armadas, o avanço de novos totalitarismos, a busca por igualdade de gênero e racial, e os impactos da crise climática. Entre os debatedores estarão Raul Jungman, Marco Marrafon, Dora Lúcia Bertúlio, Joênia Wapichana e Alberto Aggio.

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.