GPS Brasília comscore

Brasil brilha em Cannes com Wagner Moura e Kleber Mendonça, mas segue sem a Palma de Ouro

Filme O Agente Secreto rendeu prêmios de melhor ator e melhor diretor

Apesar de ser um dos grandes destaques do 78º Festival de Cannes, o filme brasileiro O Agente Secreto não levou a Palma de Ouro, principal prêmio da mostra. No entanto, o longa rendeu prêmios importantes para o Brasil. Kleber Mendonça Filho venceu como melhor diretor, e Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator por sua atuação no filme. Um Simples Acidente, do diretor iraniano Jafar Panahi, ficou com o mais prestigiado prêmio do festival.

O filme, um thriller político ambientado nos anos finais da ditadura militar brasileira, acompanha a história de um professor que retorna a Recife para reencontrar o filho e acaba confrontado com os fantasmas de seu passado de resistência à corrupção. Ovacionado com 13 minutos de aplausos em sua estreia, O Agente Secreto encantou o público e a crítica em Cannes.

Além dos prêmios de direção e atuação, o longa também recebeu o reconhecimento da crítica internacional ao conquistar o prêmio da Fipresci (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica) e o Prix des Cinémas Art et Essai, concedido por uma associação francesa de salas de cinema de arte. A conquista reforça o prestígio da produção brasileira no cenário internacional.

Este é um trecho original publicado em Exame.com. Leia a matéria completa em https://exame.com/casual/um-simples-acidente-de-jafar-pahani-ganha-palma-de-ouro-no-festival-de-cannes-de-2025/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento

O Festival de Cannes é considerado um dos mais prestigiados e influentes do cinema mundial e, frequentemente, serve como um termômetro para a temporada de premiações que vem a seguir. Um exemplo recente é o longa Anora, vencedor da Palma de Ouro em 2024, que posteriormente conquistou o Oscar de melhor filme em 2025.

Infelizmente o troféu máximo ficou com Um Simples Acidente. O Brasil não vence a aclamada Palma de Ouro desde O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, em 1962. Mas mesmo assim. O Agente Secreto reafirma a relevância e a força do cinema nacional em grandes festivais. O filme, inclusive, sai na frente como possível representante brasileiro em premiações como o Oscar. 

Será que teremos um novo Ainda Estou Aqui? Aguardemos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.