GPS Brasília comscore

Botafogo fica no 0 x 0 com o Grêmio no Mané Garrincha

Publicado: Atualizado:

Três dias depois da consagradora classificação às semifinais da Copa Libertadores, o Botafogo se viu obrigado a voltar a campo para defender a liderança do Campeonato Brasileiro. Sem conseguir manter a mesma intensidade vista diante do São Paulo no MorumBis, o time carioca empatou sem gols com o Grêmio, neste sábado (28) à noite, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela 28ª rodada.

Ainda líder, invicto há 10 jogos, o time carioca viu cair para apenas um ponto a diferença para o vice-líder Palmeiras: 57 a 56. Mais cedo, no início da noite, em Campinas, o Palmeiras tinha vencido por 2 x 1 o Atlético-MG e agora eles terão mais 10 rodadas para decidir o título da temporada. Em situações diferentes, porque o Botafogo continua sonhando com a Libertadores, enquanto o Palmeiras se concentra apenas atrás do tricampeonato brasileiro já que foi eliminado tanto na Libertadores como na Copa do Brasil.

O Grêmio, comemorando seus 121 anos de fundação, continua preocupado com a ameaça de rebaixamento. Com este ponto conquistado em campo neutro saltou da 14º para a 11.ª posição. De olho na Libertadores, o Botafogo começa a se preocupar com o ritmo intenso da temporada. Antes do jogo, o técnico Artur Jorge optou por poupar alguns jogadores, justificando o desgaste físico e emocional, mas prometendo manter o foco total na vitória.

No total, foram cinco trocas. Marçal entrou na lateral-esquerda na vaga de Alex Telles; no meio-campo, entraram Tchê Tchê e Danilo Barbosa nos lugares de Marlon e Gregogre e, no ataque, Matheus Martins e Tiquinho Soares entraram nos lugares de Savarino e Igor Jesus, este último convocado para a seleção brasileira.

Sem o técnico Renato Gaúcho, suspenso, o Grêmio foi comandado pelo auxiliar Marcelo Salles. Ele armou o time praticamente no esquema 4-4-2 e chegou no ataque com perigo aos seis minutos, quando Edenilson trabalhou na linha de fundo e finalizou em cima de John. Na sequência, o próprio Edenilson quase marcou de cabeça, mas a bola passou por cima do travessão.

O Botafogo, que parecia desligado, ameaçou numa jogada de seus laterais. Marçal levantou a bola na área e, do outro lado, Vitinho apareceu nas costas da defesa para cabecear sozinho. Mas mandou para fora, com a bola passando perto da trave direita do goleiro Marchesín.

O Grêmio ainda teve mais um chance, quando Villasanti lançou em velocidade a Braithwaite, que superou Alexandre Barbosa e bateu cruzado: a bola passou perto da trave direita de John, já aos 42 minutos. Se o time gaúcho manteve um equilíbrio, o Botafogo não esteve bem coordenado do meio-campo para o ataque.

O segundo tempo começou com a entrada de Savarino no lugar de Almada no meio-campo e com o Botafogo tentando ser mais veloz na transição de bola. Luiz Henrique finalizou com perigo da entrada da área, mas por cima do travessão, aos três minutos. O Grêmio respondeu no contra-ataque, com um chute cruzado de Villasanti que assustou John.

Aos poucos, porém, os dois times “marcaram território”, priorizando a marcação. Artur Jorge ainda tentou ganhar intensidade com as entradas de alguns poupados como Alex Teles e Igor Jesus, mas na conseguiu. A torcida botafoguense só se agitou nas arquibancadas aos 32 minutos quando Júnior Santos entrou no lugar de Tiquinho Soares. O atacante retornou após dois meses se recuperando de uma fratura na tíbia e, mesmo assim, é o artilheiro do time na temporada com 18 gols. Nem ele conseguiu tirar o zero no placar

Deu tempo, porém, de Júnior Santos participar de um gol que não valeu. Ele cruzou e Bastos completou para as redes, aos 40 minutos, na pequena área. O VAR, rapidamente, indicou impedimento. O clima ficou mais tenso e Marchesín foi advertido com cartão amarelo e depois Monsalve acabou expulso por dar uma cotovelada em Vitinho.

Os dois times só voltam a campo no outro fim de semana pela 29ª rodada. Na sexta-feira o Grêmio recebe o Fortaleza, às 21h30, enquanto no sábado, o Botafogo vai até Curitiba para enfrentar o Athletico, a partir das 16h30.

BOTAFOGO 0 X 0 GRÊMIO

BOTAFOGO John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Marçal (Alex Telles); Tchê Tchê, Danilo Barbosa (Allan) e Thiago Almada (Savarino); Matheus Martins (Igor Jesus), Luiz Henrique e Tiquinho Soares (Júnior Santos). Técnico: Artur Jorge.

GRÊMIO – Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi), Edenilson (Igor) e Cristaldo (Monsalve); Aravena (Nathan Fernandes) e Braithwaite (Ronald). Técnico: Marcelo Salles (auxiliar).

CARTÕES AMARELOS – Luiz Henrique e Igor Jesus (Botafogo). Villasanti, Kannemann e Marchesín (Grêmio). CARTÃO VERMELHO – Monsalve (Grêmio). ÁRBITRO – Maguielson Lima Barbosa (DF). RENDA – R$ 3.626.255,00. PÚBLICO – 30.312 torcedores. LOCAL – Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.