O universo da coquetelaria segue em constante transformação, com novos sabores, texturas e tendências emergindo a cada temporada. Neste ano um conjunto de inovações está dominando os bares em todo o mundo, com destaque para drinks gaseificados, técnicas minimalistas como a clarificação, a valorização de sabores umami e o uso crescente de ingredientes botânicos e vegetais. No Brasil, a mistura dessas tendências com ingredientes típicos do País tem dado origem a coquetéis exclusivos, que conquistam o paladar de quem busca sofisticação e originalidade.
As borbulhas chegaram para ficar. A tônica, que antes acompanhava apenas o gin, agora aparece em uma variedade de coquetéis, abrindo espaço para novas combinações com ginger beer e club soda, uma água com gás mais mineralizada e com uma perlage mais fina. A efervescência não só agrega um toque refrescante, mas também amplia as possibilidades de sabores, gerando uma experiência sensorial única. A leveza das bolhas dá um toque especial aos drinks, que se tornam mais dinâmicos e agradáveis ao paladar.
A tendência minimalista, que já é forte no cenário mundial, também encontrou seu espaço na coquetelaria. A clarificação de drinks está em alta e o resultado é uma bebida visualmente atraente. “Clarificação nada mais é do que filtrar com técnicas mais efetivas, retirando quase 100% dos pigmentos da bebida para servir um drink translúcido”, explica o mixologista Gustavo Guedes.
Entre as novidades da área, ele também destaca o aumento da presença do umami, um dos cinco sabores básicos, ao lado do doce, salgado, ácido e amargo. Drinks que estimulam várias zonas das papilas gustativas ao mesmo tempo estão fazendo sucesso, com receitas que misturam notas complexas e inusitadas. Ingredientes da culinária oriental, como o óleo de gergelim, o miso e a soja, têm sido incorporados a coquetéis inovadores. “Além disso, sabores vegetais e botânicos estão sendo incluídos nas receitas autorais de bares renomados, com ingredientes que costumamos ver em temperos ou saladas”, completa.
Além das tendências de sabores, os ingredientes vínicos, como vermutes, jerez, vinhos do porto e vinhos de sobremesa, seguem em alta, segundo Guedes. A versatilidade desses ingredientes proporciona uma ampla gama de variações nos drinks, que podem ir desde aperitivos mais leves até coquetéis mais encorpados e sofisticados. A tequila de luxo, que já vem bombando desde 2023, continua a ascender, atraindo consumidores dispostos a investir em uma bebida premium, com maior qualidade e sabor.
Ingredientes tipicamente brasileiros
No Brasil, as tendências internacionais estão sendo adaptadas e enriquecidas com ingredientes típicos da culinária nacional, criando um híbrido único e inovador. “Os bares de coquetelaria especializados no assunto seguem as tendências internacionais com o acréscimo de ingredientes bem brasileiros, como cupuaçu, seriguela, graviola, cumaru, pimentas típicas, priprioca, caju, cachaça e até outros mais aventureiros como formiga maniuara”, observa o mixologista.
Nessa linha, o mixologista criou dois drinks exclusivos para o SS Gastrobar, na Asa Sul, que seguem a fusão entre tendências nacionais e internacionais. O Sol Nascente, um drink umami e carbonatado feito com whisky japonês, óleo de gergelim e soda de gengibre com melão cantaloupe; e o Geraldo-San, uma releitura vegetal e botânica do Fitzgerald, que leva gin, redução de chá verde com pepino, limão siciliano e bitters.
Na lista dos clássicos que tem se destacado, está o Fitzgerald, especialmente com releituras criativas que incorporam ingredientes brasileiros.