Na próxima quarta-feira (22), o Museu de Arte de Brasília (MAB) abrirá suas portas para receber a obra ‘Borboletando’. Com três metros de altura, a escultura composta por mil borboletas de cerâmica é fruto de um projeto cultural de inclusão social liderado pelo artista plástico italiano Flavio Marzadro.
Flavio, pessoa com autismo e dislexia, uniu-se à ceramista Geusa Joseph para criar um espaço de aprendizado e troca, envolvendo crianças, jovens e adultos com diversas habilidades e desafios. “Somos eternamente gratos aos coartistas, ao corpo docente das escolas, às equipes do MAB, do Educativo Mediato, aos parceiros, fornecedores e à nossa equipe nota 10. Juntos realizamos, transformamos e alçamos esse incrível voo”, afirmou.
A obra envolveu 250 participantes, provenientes de cinco escolas públicas do Distrito Federal, que, ao longo de 22 oficinas, exploraram técnicas de cerâmica.
Desde a moldagem das borboletas até a fixação meticulosa na estrutura da escultura, foram envolvidos todos os participantes, em todas as etapas. As borboletas passaram pelo processo de queima e esmaltagem, contando com as mãos arteiras das crianças.
A origem do projeto remonta à Itália, onde Flavio Marzadro e a ceramista Francesca Sarti iniciaram a ação pelo ‘Dia da Dislexia’. Na versão 2023, ‘Borboletando’ se estende a jovens e adultos, abraçando várias deficiências.
Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Economia Criativa e Cultura do Distrito Federal, o trabalho incorpora acessibilidade em libras, audiodescrição e transporte para os participantes.
Serviço – Borboletando:
Museu de Arte de Brasília
De 22 de novembro 2023 a 28 de fevereiro 2024