Categories: Market

Boom de empregos: previsão é que postos temporários dobrem em Brasília

Todos os anos, o roteiro se repete no comércio local e nacional: temos um boom de vagas de trabalho temporário, tendo em vista os feriados restantes de fim de ano, e que costumam movimentar e aquecer bastante a economia brasileira.

Este ano, porém, os dados que se apresentam são para lá de animadores: a expectativa é que as vagas temporárias quase dobrem, isso só no Distrito Federal. O cenário faz parte de uma pesquisa inédita realizada pelo instituto da **Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio/DF)**.

A estimativa é de que sejam gerados **3,5 mil novos postos de trabalho** para reforçar as vendas de fim de ano, de eventos como **Black Friday, Copa do Mundo e Natal**. No mesmo período de 2021, foram gerados 1,8 mil empregos.

![Vendas (Foto: Christiann Koepke/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_50d5c0bdbd.jpg)

>“Registramos deflação nos últimos meses e aumento na taxa de ocupados neste período, em relação a 2021. Além disso, agosto foi um mês de destaque para as vendas no comércio em todo país, incluindo a nossa capital, com aumento de 3,6%, apresentando o terceiro melhor desempenho entre a Unidades Federativas, segundo o IBGE. Isso sem contar no otimismo dos empresários do DF, que subiu pela sétima vez em setembro, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC)”, explicou o presidente da Fecomércio/DF, José Aparecido Freire.

Além disso, a pesquisa também revela que as admissões devem ocorrer a partir da **primeira quinzena de novembro**, com 34% dos contratos de trabalho fechados; bem como dezembro, com 44% de contratação. **Outubro**, porém, tem início tímido: apenas 4% dos locais afirmaram que esperam gerar novos postos de trabalho. A possibilidade de que esses funcionários se tornem efetivos nas empresas em questão é de 52,67%.

![Emprego (Foto: Hunters Race/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_8d34c5f893.jpg)

**A pesquisa**
O instituto Fecomércio/DF ouviu 503 lojistas de 29 segmentos, em diferentes Regiões Administrativas (RAs), tendo consultado empresas de micro, pequeno, médio e grande porte. O número de indecisos, inclusive, foi o menor na série histórica. A coleta dos dados aconteceu entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro deste ano.

A expectativa dos lojistas sobre a contratação de mão de obra temporária no comércio local cresceu 61% em 2022, e a média de funcionários por empresa também aumentou, passando de 2,26 para 2,96.

Além disso, o levantamento revelou que 29,82% dos lojistas consultados têm a intenção de contratar mais funcionários para reforço nas equipes de venda durante o período. É a maior expectativa dos últimos cinco anos, com destaque para as vendas ocorridas na época de Natal, cujo percentual sobe para 38,87%.

**O que é mais procurado no Natal, de acordo com a pesquisa?**
– Calçados;
– Cama, mesa e banho;
– Cosméticos e perfumarias;
– Eetrônicos;
– Materiais esportivos;
– Supermercados e, vestuários e acessórios.

![Promoções (Foto: Artem Beliaikin/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_cd21d1ad48.jpg)

No ano passado a previsão de contratação superou a meta inicial: apenas 18,36% das empresas consultadas revelaram que tinham em seus planos aumentar a quantidade de vendedores, mas o resultado oficial que a contratação ocorreu em 22,02% delas. No total, em 2021, foram contratadas 2,1 mil pessoas – 300 a mais que o esperado.

**Qual segmento deve contratar mais nesse período, em média?**
– minimercado, mercearia e armazéns (10)
– supermercados (8,67)
– padaria e confeitarias (3,78)
– lojas de calçados (3,28)
– eletrônicos (3,7)
– cabeleireiros (2,75).

**Quais são os requisitos mais demandados na hora de contratar?**
– flexibilidade de horário (20,44%)
– comportamento proativo (19,71%)
– experiência prévia (17,52%)

**E o comportamento mais esperado?**
– Saber ouvir
– Assiduidade
– Responsabilidade
– Pontualidade
– Atitude ética
– Cordialidade
– Higienização do local de trabalho.

Entre 69,58% de lojistas que optaram pela não contratação, o motivo mais alegado foi por estarem avaliando a necessidade e a demanda (31,70%). Quadro de funcionários suficientes e (28,53%) pouco movimento (10,95%) vêm em seguida.

Quanto às localidades, 27,3% se situam no Plano Piloto, enquanto 72,7% nas demais Regiões Administrativas. Lojas de shopping representam 13,5% da amostra, ante 86,5 no comércio de rua.

**Confiança do empresário aumenta**
O Índice de Confiança do Empresário do Distrito Federal (Icec-DF), analisado pela Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), subiu pela sétima vez consecutiva em setembro, atingindo o maior patamar em 12 meses.

Com 126,3 pontos, o crescimento no mês foi de 1,2% em comparação com agosto. Em relação a setembro de 2021, a taxa aumentou 7,3%. Em todo esse período, o índice se manteve acima da zona de satisfação (100 pontos).

Segundo a economista responsável pelo estudo, Izis Ferreira, o otimismo maior foi influenciado pelo desempenho atual da economia (+4,1% em relação a agosto) – um dos indicadores que contribuem para a formação do Icec-DF. Outra análise revela que os comerciantes estão mais otimistas com relação aos próximos meses. Esse indicador subiu +3,6% em setembro. Ambas as medições se destacaram com as maiores altas na passagem mensal.

Antecipando o movimento de organização para festas de fim de ano, a pesquisa da Confederação mostrou que cresceu, no mês de setembro, entre os varejistas do DF, a intenção de contratar funcionários (+3%).

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Diogo Soares avança à final da ginástica artística masculina em Paris

Ele será o único brasileiro na disputa pelo pódio na próxima quarta

2 horas ago

Seleção feminina de futebol do Canadá perde seis pontos após espionagem com drone

Além disso, a Fifa suspendeu, por um ano, a técnica Bev Priestman e os auxiliares…

3 horas ago

Programa Melhorias Habitacionais já reformou mais de 180 casas desde 2019

No total, o GDF investiu mais de R$ 5,5 milhões para devolver a dignidade aos…

3 horas ago

Alckmin socorre passageira que passou mal em voo entre Brasília e São Paulo

Médico de formação, o vice-presidente foi à capital paulista para acompanhar a convenção do PSB

3 horas ago

Piselli Brasília & Vinícola Brasília se unem para experiência exclusiva com menu ítalo-brasileiro

Em mais uma edição da Confraria JK, a degustação contou com rótulos da Vinícola Brasília…

4 horas ago

Parceria entre PCDF e CBMDF salvou duas vidas no incêndio da OAB Nacional

Operação de resgate contou com suporte aéreo da PCDF

5 horas ago