O ex-presidente Jair Bolsonaro teve alta hospitalar neste domingo (4), após 21 dias internado no hospital DF Star, em Brasília. Ele passou por uma cirurgia de desobstrução intestinal no dia 13 de abril, após sentir fortes dores abdominais durante um evento no interior do Rio Grande do Norte. Inicialmente atendido no estado, foi transferido à Capital Federal a pedido da família.
Na saída do hospital, Bolsonaro apareceu caminhando, acompanhado da esposa Michelle Bolsonaro e de seus médicos, e agradeceu à equipe médica pelas redes sociais.Ele deve manter uma dieta pastosa, evitar atividades físicas intensas e restringir visitas durante as próximas semanas, conforme recomendação médica.
Confira vídeo publicado nas redes sociais do ex-presidente:
Ver essa foto no Instagram
Cirurgia complexa
A cirurgia, que durou cerca de 12 horas, foi considerada uma das mais complexas desde o atentado a faca que sofreu em 2018. O procedimento, chamado laparostomia exploratória, teve como objetivo remover aderências formadas no intestino delgado, resultantes das intervenções anteriores. Segundo os médicos Cláudio Birolini e Leandro Echenique, a parede abdominal do ex-presidente estava bastante comprometida, o que exigiu cuidados especiais.
Durante a internação, Bolsonaro ficou duas semanas na UTI, passou a se alimentar via oral e seguiu uma rotina rigorosa de fisioterapia motora para prevenir trombose e recuperar a musculatura. Os primeiros sinais de melhora apareceram em 22 de abril.