Categories: Política

Bolsonaro pede afastamento de Moraes de inquérito sobre golpe

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja afastado da relatoria das investigações que apuram a existência de uma organização criminosa que teria atuado numa tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. 

Em petição protocolada nesta quarta-feira (14), a defesa argumentou que Moraes não pode ser interessado e ao mesmo tempo juiz do caso. Isso porque o ministro aparece nas investigações como alvo dos supostos golpistas. 

Em paralelo, os advogados também pediram a devolução do passaporte de Bolsonaro, apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, autorizada por Moraes. O ex-presidente, é um dos alvos e foi proibido de deixar o país ou de se comunicar com os demais investigados.

Ao todo, foram cumpridas 48 medidas cautelares contra diversos investigados, incluindo ex-assessores diretos de Bolsonaro e militares da ativa e da reserva.

Pedido

A defesa de Bolsonaro sustenta que a própria PF, em petição, atestou “de maneira indubitável” que Moraes seria vítima central dos atos investigados, com os investigadores “destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa”.

Segundo os advogados, Moraes teria determinado medidas cautelares contra pessoas que supostamente lhe infligem receio pessoal, “ou seja, assumiu, a um só tempo, a condição de vítima e de julgador”, diz a peça da defesa. 

O pedido foi direcionado ao presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, e é assinado por sete advogados, entre os quais o criminalista Paulo Cunha Bueno, e Fabio Wajngarten, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, que depois passou a representar o ex-presidente. 

Em relatório encaminhado ao Supremo, a PF informa ter colhido indícios de que Bolsonaro recebeu e pediu alterações em uma minuta de decreto para realizar um golpe de Estado. O documento, segundo o relatório policial, previa intervenção na Justiça Eleitoral e a prisão de Moraes.

Agência Brasil

Posts Recentes

Brinquedotecas devem conceder 50% de desconto para crianças com deficiência

Empresas estão sujeitas à multas de R$ 1 mil por dia, caso não cumpram a…

10 minutos ago

Brasília recebe Campeonato Brasileiro de Jovens Cavaleiros

Competições ocorrem entre os dias 4 e 7 de julho, na Sociedade Hípica de Brasília

55 minutos ago

No Senado, especialistas criticam PPCub e defendem reanálise todo o seu conteúdo

Grupo afirma que, se aplicado, plano vai causar inchaço na cidade e danos ao meio…

56 minutos ago

Deputados criam grupo de trabalho para acompanhar merenda escolar no DF

Paula Belmonte e Gabriel Magnos e unem para fiscalizar Programa de Alimentação Escolar

1 hora ago

Melhores do Mundo e Giovana Fagundes se apresentam na temporada de férias

Em “A História que nos Contaram”, Giovana aborda e mistura diversos temas que tocam a…

1 hora ago

Disney e Balmain celebram 30 anos de “O Rei Leão”

Disney e Balmain unem-se em coleção comemorativa às três décadas de "O Rei Leão"

2 horas ago