GPS Brasília comscore

Bolsonaro deixa o Brasil e vai para Orlando, nos Estados Unidos

**O avião presidencial decolou de Brasília rumo a Orlando, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (30) com o presidente Jair Bolsonaro (PL) a bordo.** Ele decidiu deixar o Brasil a dois dias da posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para não passar a faixa presidencial ao rival e, ainda, por conselho de advogados. **Adiada ao longo da semana, a decolagem ocorreu por volta das 13h45 de sexta-feira (30). O Airbus VC-1 da Força Aérea Brasileira vai pousar por volta das 20h no Aeroporto Internacional de Orlando.**

**Primeiro presidente no cargo a disputar e perder uma reeleição no Brasil, Bolsonaro também será o primeiro a não passar a faixa a um sucessor eleito pelas urnas desde a redemocratização.** João Baptista de Oliveira Figueiredo, general que fechou o período da ditadura militar, foi o último a não colocar a faixa no sucessor, que deveria ser Tancredo Neves. Escolhido em eleição indireta, ele não assumiu por problemas de saúde que o levariam à morte em 21 de abril de 1985. **José Sarney, seu vice, recebeu a faixa de um funcionário do Palácio do Planalto.**

**Resort na Flórida*8

**Uma equipe do Palácio do Planalto, de apoio e segurança, chegou há dois dias na cidade da Flórida. A previsão é que o presidente passe ao menos janeiro hospedado em um condomínio-resort fechado.** Oficialmente, a Presidência da República não se pronunciou sobre a viagem. Servidores militares do Gabinete de Segurança Institucional foram deslocados a Miami, cidade vizinha na Flórida, assim como a equipe de assessores que acompanhará Bolsonaro como ex-presidente.

A Secretaria Geral da Presidência publicou no Diário Oficial da União aval para afastamento do País dos “assessores de ex-presidente” indicados por Bolsonaro. São eles: Sérgio Rocha Cordeiro, Marcelo da Costa Câmara, Max Guilherme Machado de Moura, Osmar Crivelatti e Ricardo Dias dos Santos.

**Pronunciamento final**

**Antes da decolagem, Bolsonaro fez, sozinho, um pronunciamento informal nas redes sociais.** Apesar de ter sido aconselhado a não falar, pelo risco de incentivar os manifestantes golpistas que o apoiam, ou a desapontá-los, o presidente preferiu ouvir conselhos políticos que sugeriam um aceno a sua base. **Na ocasião, ele chorou, reconheceu o clima de velório e afirmou que foi muito difícil ficar praticamente dois meses calado, após a derrota para Lula.** (com Agência Estado)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.