GPS Brasília comscore

Bolsonaro acredita haver quórum na Câmara para aprovar PEC da Anistia aos condenados do 8 de Janeiro

Ex-presidente se reuniu com senadores da oposição e afirmou que parlamentares indicam apoio à proposta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (18), que a Câmara dos Deputados já possui quórum suficiente para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe a anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A declaração foi dada nesta terça-feira (18), após um almoço com lideranças da oposição no Senado Federal.

Hoje, conversando com parlamentares, como do PSD, sinto que a maioria votaria favorável [à anistia]. Eu acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, disse Bolsonaro no fim do encontro.

A reunião ocorreu no gabinete do Bloco Vanguarda e contou com a presença dos senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Rogério Marinho (PL-RN), Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE). Durante a conversa, o ex-mandatário discutiu o andamento da PEC e as possibilidades de avanço do tema no Congresso Nacional.

A PEC da Anistia segue em tramitação na Câmara dos Deputados, mas sem avanços concretos. No final de 2023, o então presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o texto. Entretanto, o colegiado ainda não foi formalmente instalado.

Parlamentares da oposição ligados a Bolsonaro têm se articulado para trazer o assunto de volta à pauta. Na semana passada, um grupo de deputados levou a esposa de um dos condenados pelos atos de 8 de janeiro para uma reunião com o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na tentativa de sensibilizar a Casa para a aprovação da medida.

Bolsonaro também comentou sobre sua inelegibilidade, ressaltando que a penalidade não poderia ser revertida por meio da PEC da anistia, mas sim por uma eventual mudança na Lei da Ficha Limpa. “O pessoal está entendendo que a Lei da Ficha Limpa é usada para perseguir a direita“, declarou.

O ex-presidente está inelegível até 2030 após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenaram por abuso de poder político durante as eleições de 2022.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.