Quando se é um ícone _fashion_, é comum ter uma bolsa nomeada em sua homenagem. Essa tradição tem se perpetuado por décadas. Hoje, a **coluna Flay Leite** trouxe a história das bolsas mais icônicas do mundo e suas musas.
Não poderíamos começar por outra sem ser a clássica e desejada **Hermès Birkin**. A bolsa da marca francesa, que tem lista de espera e toda uma burocracia para comprá-la,** é nomeada em homenagem à atriz francesa Jane Birkin**. E a história dela parece cena de filme: a musa estava sentada ao lado de Jean-Louis Dumas, presidente da Hermès, em um voo na década de 1980, e comentou como era difícil encontrar uma bolsa que coubesse tudo o que ela precisava na época, como uma jovem mãe. Após esse encontro, Dumas desenhou e lançou a Birkin, que hoje em dia é avaliada em mais de cem mil reais.


Já a **Kelly**, outra bolsa desejo da Hermès, originalmente não tinha seu nome em homenagem a alguém. Desenvolvida nos anos 1930, apenas na década de 1950 a bolsa ganhou um novo status (e nome!). **Grace Kelly**, atriz estadunidense que se tornou Princesa de Mônaco, **usou a bolsa da Hermès em 1956 para esconder a sua gravidez diversas vezes**. Após esses episódios, a grife a homenageou nomeando a bolsa de Kelly.


Primeiramente nomeada _Fifties Constance_, a bolsa da Gucci lançada em 1961 passou por uma releitura feita pelo diretor criativo da casa italiana, Alessandro Michele, e foi relançada em 2020 com um toque de modernidade, e um novo nome: **Jackie 1961**. O título refere-se à **primeira-dama dos Estados Unidos, Jackie Kennedy, que passou a usar bastante o modelo da bolsa na década de 1970.**


A **Lady Dior** nem sempre teve esse nome. Originalmente, era chamada de ‘_Chouchou_’ (palavra em francês para se referir a alguém ou algo querido), mas após a **Princesa Diana ser fotografada com o modelo da bolsa** ao prestigiar a inauguração de uma exposição em homenagem ao pintor Paul Cézanne no Grand Palais em Paris, no ano de 1995, ela passou a levar seu nome. O artigo era novidade no ateliê Dior e foi dado como presente à Princesa pela então primeira-dama francesa, Bernadette Chirac.


Outra bolsa que é batizada em homenagem à Princesa Diana é da casa italiana Gucci. **Quase vinte anos após Lady Di usar a bolsa com alças de bambu da grife em diversos looks**, a marca mexeu nos arquivos, fez uma releitura e lançou em 2021, levando o nome da princesa.

