Após terminar junho com forte queda, o dólar voltou a subir nesta terça-feira (1º), encerrando o dia cotado a R$ 5,46, com alta de 0,50%. A valorização da moeda americana veio após três dias seguidos de queda e foi influenciada por fatores internos e externos.
No Brasil, investidores reagiram ao aumento da tensão entre o governo e o Congresso após a decisão do presidente Lula de entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a derrubada do decreto que aumentava o IOF, imposto sobre operações financeiras. A medida é apontada como essencial para o governo fechar o Orçamento de 2026. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também defendeu cortes de benefícios tributários e aumento de impostos para fechar as contas no próximo ano.
Enquanto isso, a Bolsa brasileira também teve um dia positivo. O Ibovespa subiu 0,50% e fechou aos 139.549 pontos, alcançando o terceiro maior patamar da história. É o segundo dia seguido de alta no mês, com o índice acumulando valorização de 1,96% na semana e de mais de 16% no ano.