Categories: Cotidiano

Boate Kiss: STJ decide se revalida condenação de acusados pela morte de 242

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça discute na tarde desta terça-feira, 12, se restabelece a condenação de quatro investigados pela morte de 242 pessoas durante o incêndio da Boate Kiss, em 2013. A Corte põe em pauta um recurso do Ministério Público Estadual contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que anulou o júri que havia imposto até 22 anos de prisão aos réus.

 

De acordo com a Corte estadual, a decisão do Tribunal do Júri, que ocorreu em dezembro de 2021, teria sido contrária às provas dos autos e, assim, um novo julgamento deve ser realizado. O MP rechaça as alegações de nulidade do júri e pede que o STJ restabeleça a condenação dos réus.

 

No STJ, o caso está sob relatoria do ministro Rogério Schietti Cruz. Em maio, ele marcou a data para análise do recurso do MP. Na ocasião, ainda retirou o sigilo que havia sido imposto ao recurso ressaltando que o incêndio que marcou a cidade de Santa Maria é ‘fato amplamente divulgado, nacional e internacionalmente’.

 

O julgamento deve decidir os próximos passos dos quatro réus pelo incêndio da boate: os sócios Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o roadie do grupo musical, Luciano Bonilha. Os ministros podem discutir não só o restabelecimento das condenações, mas também o retorno dos presos ao cárcere.

 

Quando a sentença de condenação do caso saiu, os quatro réus não foram presos imediatamente, em razão de um habeas corpus preventivo, uma espécie de salvo-conduto. À época, a Promotoria recorreu da decisão e o então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, determinou o cumprimento da pena.

 

Após a decisão do TJ-RS, que anulou o júri, os réus voltaram a responder ao processo em liberdade.

 

A Procuradoria-Geral da República também defende o restabelecimento das penas impostas aos réus. Em maio, o órgão rebateu as ilegalidades que a defesa sustenta terem ocorrido durante o júri.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Circo com festa junina: Arraiá da 707/708 Norte acontece neste sábado (6)

A 2ª edição do evento tem entrada gratuita e conta com programação típica completa

11 horas ago

DF abre 24 mil vagas em 2024 e se aproxima de 1 milhão de empregados formais

Número de contratações em maio foi o maior para o mês desde, pelo menos, 2020

11 horas ago

Zoológico de Brasília abre todos os dias em julho

Público poderá visitar os animais durante toda a semana, nos mesmos horários

12 horas ago

Confira 4 menus omakase que estão bombando em Brasília

A experiência japonesa consiste em deixar a escolha de cardápio na mão do chef

13 horas ago

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas

13 horas ago

Virgínia Afonso celebra aniversário com almoço

Oferecida por Flávia Toledo, a ocasião reuniu amigas queridas de Virgínia Afonso

13 horas ago