Em uma iniciativa inovadora, a fábrica do BMW Group em Manaus está prestes a dar um passo significativo em direção à sustentabilidade. Em 2024, a unidade, única fora da Alemanha a produzir exclusivamente motos BMW Motorrad, planeja cobrir uma área de aproximadamente 1,2 mil m² com placas de energia solar.
A instalação de 550 módulos fotovoltaicos sobre a ‘Planta’ está projetada para fornecer cerca de 30% da demanda energética atual da fábrica, equivalente à produção de aproximadamente 5.000 motocicletas, considerando a capacidade anual de 17.000 unidades.
Alex Donatti, Diretor da Fábrica do BMW Group em Manaus, destaca que, ao longo de 25 anos, mais de 2.000 toneladas de CO² deixarão de ser emitidas na atmosfera graças a essa medida. “Trata-se de mais uma iniciativa da Planta Manaus alinhada com os objetivos do BMW Group, que miram reduções na emissão de CO² por veículo em 80% na produção, 50% no uso e em 20% nos fornecedores”, afirma.
Desde a inauguração em 2016, a ‘Planta Manaus’ se consolidou como referência na produção de motocicletas da BMW Motorrad no Brasil. Com uma área de 15.000 m² e uma linha que abrange 10 modelos, a fábrica responde por 99% do mercado nacional da marca alemã.