GPS Brasília comscore

Blefaroplastia: tudo sobre a cirurgia da pálpebra

Todo mundo sabe que **um olhar vale mais do que mil palavras**. A famosa frase tem autor desconhecido, porém é muito popular. Os olhos são a **porta de entrada** para o rosto, pois, por meio deles, é possível expressar **sentimentos, emoções e, até mesmo, sensações**. E por ser uma parte do corpo que comunica tanto, é natural que com o tempo as pessoas se incomodem com a **mudança natural da idade**. Pálpebras e bolsas embaixo dos olhos podem se tornar um problema para alguns.

Ninguém quer se olhar no espelho e se parecer estar **cansado e envelhecido o tempo inteiro**. Por isso, o desejo de **melhorar** esse aspecto tornou-se comum entre as pessoas no Brasil, principalmente em adultos após os 40 anos de idade. Além disso, esse problema estético pode acarretar outros relacionados à **saúde ocular**, pois o campo de visão torna-se reduzido, prejudicando a vivência do indivíduo.

Por isso, o cirurgião, professor e oftalmologista **André Borba**, escritor do livro _Desenhando Um Novo Olhar: A tão Sonhada Cirurgia Plástica das Pálpebras — Guia Médico Completo Sobre a Blefaroplastia_, explicou um pouco mais sobre a cirurgia que transforma o olhar e melhora a qualidade de vida das pessoas.

Questionado sobre a **idade mínima** para a cirurgia, André explicou que não há restrição quanto a isso. A questão é sobre necessidade física: _“Desde que se tenha uma indicação médica para realizar o procedimento, não tem porque não fazer e melhorar a autoestima e qualidade de vida do paciente”._

![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/images_e53a01314c.jfif)

De acordo com André, a pálpebra caída nem sempre significa **excesso de pele**. _“Muitas vezes, o aspecto de ‘cansaço ou sono’ do olhar pode estar relacionado à perda da força do músculo responsável pela elevação da pálpebra. Neste caso, o cirurgião deverá corrigir esta condição, chamada de Ptose palpebral”_, explica. Nesse cenário, é necessário buscar a opinião de um especialista e realizar exames para identificar o verdadeiro propósito da cirurgia e a **necessidade do paciente.**

Apesar de ser em uma região delicada e muitos sentirem aflição, a cirurgia é considerada indolor, inclusive no pós-operatório. “_No máximo, ocorrerá um leve desconforto e a sensação de inchaço, já que a região dos olhos é delicada e sensível. Porém, o incômodo vai regredindo com o passar dos dias de recuperação. O procedimento, normalmente, é realizado com sedação, além da anestesia local, garantindo o conforto e segurança no intra-operatório e afetando positivamente o pós-operatório_”, comenta André.

A cirurgia pode ser feita de mais de uma forma. Pelo método **tradicional,** ou procedimento à **laser**. _“Uma das vantagens do uso do laser é que uma das ponteiras realiza o resurfacing e, portanto, promove o tratamento da qualidade de pele e rejuvenescimento cutâneo, o qual, muitas vezes, acaba por ser fundamental na retração do tecido cutâneo e diminuição das linhas e rugas palpebrais”,_ comenta o oftalmologista.

![Foto: Freepik] (https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/blefaroplastia_antes_e_depois_a9fc7a54cc.jpg)

**Blefaroplastia de pálpebras inferiores**

Dentre as várias técnicas de blefaroplastia, a de pálpebras inferiores é uma das mais procuradas. Ela pode ser tanto interna quanto externa.

No caso da a blefaroplastia inferior interna, o cirurgião plástico afasta as pálpebras com um retrator. A incisão é realizada na conjuntiva e ele a acessa com um dispositivo cauterizador. Em seguida, remove o excesso de gordura para diminuir o inchaço da região. Para finalizar, realoca o depósito de gordura e sutura a incisão.

Na blefaroplastia inferior externa o médico realiza a incisão na prega das pálpebras. Em seguida, ele realiza outra incisão na camada muscular para acessar a gordura orbital.

É nela que ele poderá remover a pele e o músculo do septo orbital para, enfim, visualizar a gordura a ser retirada. Por fim, ele elimina o excesso de gordura e realiza as suturas necessárias.

**Blefaroplastia de pálpebras superiores**

A blefaroplastia superior pode envolver a retirada de outros elementos que estejam prejudicando a visão. Acontecem incisões no septo orbital, que fica abaixo da camada muscular. Assim, o cirurgião acessa os depósitos de gordura. Após modelar o local com a retirada de pele, gordura ou ambos, ele sutura o local.

**Como é feita a blefaroplastia?**

Em geral, tanto na superior quanto na inferior, a anestesia pode ser local ou geral. A cirurgia dura cerca de uma hora e meia e, muitas vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Caso o paciente tenha necessidade de cirurgia na parte inferior e superior, o médico é quem irá avaliar o procedimento. É possível que as duas sejam realizadas em conjunto, mas isso depende do quadro de cada paciente. Não existe um procedimento padrão para esses casos, já que é necessário avaliar o problema em cada uma das pálpebras.

_“O processo de cicatrização da pele pode durar alguns meses até a definição do aspecto final, mas, durante esse tempo, podemos atuar para que o resultado seja o melhor possível”, finaliza o médico._

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.