Época muito aguardada entre os clientes do Brasil,** a Black Friday acontece, em 2022, no dia 25 de novembro**. Apesar disso, o outro lado não está com expectativas tão altas para a data, como mostra pesquisa do Instituto Fecomércio – DF.
Segundo a Federação, a Black Friday deve movimentar cerca de **R$ 193 milhões neste ano**. A maioria dos lojistas considera a data como de média importância (46,8%). Outros **44% creditam alta importância ao período**, e apenas 9,2% acham que tem pouca relevância. No ano passado, a maioria (53,68%) considerava de alta importância.
Por outro lado, a adesão das lojas aumentos no mesmo período. Em 2022, o índice de **participação das empresas de 29 segmentos chega a 90,4%**. Em 2021, essa expectativa era de 77,5%, mas foi superada e atingiu 84,71% do total, conforme levantamento realizado no pós-vendas.
>“_Esse é o quinto ano seguido em que a maioria dos lojistas participa da Black Friday. Já a consideramos uma **data incorporada ao calendário do comércio**, que abre a temporada de compras natalinas. É um bom momento para que os consumidores possam adquirir presentes com descontos vantajosos. Para isso, no entanto, **é preciso pesquisar bastante**. Essa é nossa dica para aproveitar ao máximo o período de promoções_”, afirma o presidente do **Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire**.