GPS Brasília comscore

BJK Cup: Bia Haddad mantém o Brasil na elite da competição

A sul-coreana Sohyun Park bem que tentou impedir a vitória brasileira nos playoffs da Billie Jean King Cup (BJK Cup). Mas ela não foi páreo para a número 11 do ranking da WTA, a brasileira Beatriz Haddad Maia. Jogando com consistência e criatividade, ela dominou a rival asiática e venceu por 6/2 e 6/1, em 1h08, a terceira partida do duelo entre Brasil e Coreia do Sul. O resultado confirmou o Time Brasil BRB de Tênis nos playoffs do grupo mundial em 2024. Já as sul-coreanas terão de voltar a disputar o zonal da Ásia.

Com o placar em 2 x 0 após as vitórias de Laura Pigossi sobre Sohyun Park, por um duplo 6/1, e de Bia Haddad sobre Yeonwoo Ku por 6/0 e 6/4, em partidas jogadas na sexta-feira (10), na quadra montada na área externa da Arena BRB, a tarefa das sul-coreanas era dificílima. Primeiro, Park teria de derrotar Bia. Depois, Ku precisaria superar Laura para levar o jogo à partida decisiva de duplas. Com a imensa disparidade mostrada nos primeiros jogos, era impossível acreditar na reviravolta neste sábado (11).

Park tentou. A sul-coreana mais bem ranqueada (295ª) até começou bem, apesar de cometer uma dupla falta, e confirmou seu serviço no primeiro game. Bia empatou sem dificuldades. O jogo seguiu assim até o 2/2, com a sul-coreana lutando para sustentar a vantagem de sacar e a brasileira fechando os pontos com facilidade. No quinto serviço, Bia Haddad emplacou a primeira quebra, abrindo o 3/2 com a vantagem de sacar no game seguinte. E não economizou força e saques bem colocados. Abriu 40/15 com extrema facilidade e fechou o 4/2, enquanto assistia calmamente as reclamações infrutíferas de Park, a mais catimbeira das jogadoras sul-coreanas.

Visivelmente abalada após discutir com a juíza sobre o último ponto do game anterior, e com muita dificuldade de sacar com o sol das 10h35, a adversária da brasileira foi presa fácil do sétimo game. Beatriz Haddad Maia foi consistente e repetiu a quebra de serviço, abrindo 5/2. Sacando com força e maestria, a brasileira confirmou seu serviço sem deixar que a sul-coreana marcasse um ponto sequer e fechou o primeiro set em 6/2.

O segundo set seguiu o ritmo do primeiro. Enquanto Park teve imensa dificuldade para fechar o game inicial, Beatriz Haddad Maia sacava forte, perto dos 190km/h. E empatou sem muitos problemas. Após duas reclamações com a arbitragem sobre pontos polêmicos, Bia manteve a calma e a regularidade para quebrar o serviço da adversária e fazer 2/1. A disparidade técnica era tamanha que a brasileira não teve problemas para confirmar o 3/1. Desanimada, a sul-coreana viu a brasileira quebrar novamente seu serviço e fazer 4/1, deixando a vitória do Brasil encaminhada.

E o sexto game foi mais um passeio, com direito a smash e suas tradicionais duas batidas com a raquete na sola do tênis antes de desferir saques indefensáveis. Em quatro serviços, fez logo o 5/1. Park ainda tentou evitar o inevitável, arriscando tudo o que podia. Mas faltavam jogo e experiência e logo Bia conseguiu o match point, confirmado em seguida, fechando o set em 6/1 e mantendo o Brasil na elite do tênis em 2024, para a alegria do público de Brasília, de suas colegas de equipe e da capitã Roberta Burzagli.

Após o jogo, Beatriz Haddad Maia disse que se sentiu muito bem ao atuar em casa e que soube dominar seu nervosismo e ansiedade na partida. Em conjunto, as equipes de Brasil e Coreia do Sul cancelaram o jogo de simples entre Laura Pigossi e Yeonwoo Ku, mantendo o confronto de duplas entre Dayeon Back e Bo-young Jeong e as brasileiras Luisa Stefani e Ingrid Martins, que substitui Bia Haddad na partida.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.