GPS Brasília comscore

BJK Cup: Bia Haddad Maia faz 2 x 0 para o Brasil

Tenista encaminha a vaga para o país no playoff da competição com a segunda vitória no primeiro dia de jogos
Foto: Rayra Paiva
Foto: Rayra Paiva

Compartilhe:

Um jogo com sets distintos, mas com domínio da brasileira Beatriz Haddad Maia. Após uma aula de tênis no primeiro set, com direito a um pneu (6/0), ela viu a sul-coreana Yeonwoo Ku crescer no segundo e até quebrar seu serviço. Mas logo recuperou-se, equilibrou o jogo e fechou o confronto em 2 sets a zero, dando uma imensa vantagem ao Brasil no primeiro dia dos playoffs da Billie Jean King Cup, disputados nesta sexta-feira (10), na área externa da Arena BRB, em Brasília.

Bia começou a atropelar a sul-coreana já no primeiro game, quando acertou dois aces e fez 1/0 sem problemas. Em seguida, quebrou o serviço de Yeonwoo Ku abusando de jogadas criativas. Com sua canhota poderosa, Bia desceu o braço com força nos saques. No terceiro game, teve um pouco de dificuldade, mas chegou a 3/0. No seguinte, voltou a quebrar o serviço da rival sem problemas e abriu 4/0. Cada vez mais animada, chegou a 5/0 com direito a um saque de 190km/h. No último game, a superioridade era tamanha que a brasileira construiu um triplo set point, fechando em 6/0 no segundo, em apenas 22 minutos de jogo.

A brasileira começou o segundo set sacando em ritmo de treino, o que fez a sul-coreana chegar a 15/40. Mas logo empatou o game. Depois de intensa disputa pela vantagem, Bia acertou mais um ace e no saque seguinte confirmou seu serviço. Yeonwoo Ku também conseguiu, a duras penas, empatar o jogo. A brasileira continuou acertando aces, aumentando a velocidade dos saques – um deles foi a 195km/h. Mas, com paciência, a sul-coreana resistiu aos ataques e conseguiu a façanha de quebrar o serviço da brasileira, virando para 2/1.

O revés motivou Bia, que veio batendo mais forte, abandonando um pouco o ritmo mais lento, com jeito de treinamento. Desconcertou a rival em vários momentos do quarto game, alternou boas e más jogadas e viu a vantagem trocar de mãos várias vezes. Mas fechou o game com um smash matador, devolvendo a quebra de saque. Seu jogo cresceu e ela passou a fazer a rival correr de um lado para outro da quadra. Fechou o quinto game e voltou à frente do placar, com 3/2. Mas Yeonwoo Ku manteve seu serviço, mesmo com dificuldade, decretando o 3/3. A brasileira sacou bem na sequência e fez 4/3 sem esforço, colocando pressão na rival.

Yeonwoo Ku sacou mal no game seguinte e Bia chegou a abrir 15/40. Mas a sul-coreana buscou o empate e a vantagem, fechando em 4/4. Bia manteve o ritmo e seguiu sacando com precisão no nono game, conseguindo um ace e amassando a rival, para fazer 5/4. Disposta a fechar logo o jogo, a brasileira voltou devolvendo com vontade e jogando a pressão na sul-coreana. Após uma igualdade em 40/40, Beatriz Haddad Maia teve o match point e não desperdiçou, fechando o set em 6/4 e confirmando o 2 x 0 para o Brasil nos playoffs da Billie Jean King Cup em 1h27min de jogo.