Categories: Cidades

Biografia de pioneiro revela detalhes sobre a mudança da capital para Brasília

Uma nova obra literária, que será lançada na próxima semana, contará a história de vida de um pioneiro de Brasília e sua jornada de superação. “Lió – O Pequeno Jornaleiro” é o título do livro que será lançado no próximo dia 14 de março, no Núcleo Bandeirante, o qual promete mergulhar os leitores na épica transferência da capital brasileira, do Rio de Janeiro, para Brasília, por meio do olhar de um ex-jornaleiro que testemunhou os primórdios da construção da nova sede do governo federal.

A obra narra a vida do ex-jornaleiro Leobertino Rodrigues Lima, que virou subtenente reformado da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e que chegou a Brasília em 1967, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos. Leobertino não apenas testemunhou, mas também fez parte dos primeiros pelotões e da banda de música da corporação, contribuindo para a construção da identidade e da história da capital.

Segundo o autor, o livro não apenas destaca a jornada pessoal de Leobertino, mas também ressalta a importância da ancestralidade negra e apresenta detalhes sobre a cultura e a organização da PMDF em Brasília.

“A história do livro é contada a partir de uma pessoa que lutou pela sobrevivência. Contém aspectos importantes sobre a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. O leitor também encontra aspectos sobre a cultura do Rio de Janeiro da década de 50 e a organização da PMDF em Brasília. A história da Fundação Darci Vargas, do colégio Pequeno Jornaleiro”, conta o autor.

Além disso, a narrativa traz uma rica descrição da cidade do Rio de Janeiro nas décadas de 50 e 60, revelando as peculiaridades e contrastes, bem como a perspectiva da população negra, suas culturas e desafios.

O lançamento do livro coincide com uma data significativa para Leobertino, que completará 86 anos de vida em 13 de março. Para ele, o evento não é apenas uma oportunidade de compartilhar sua história com amigos, familiares e a sociedade, mas também de celebrar sua trajetória de vida e suas contribuições para o desenvolvimento de Brasília, que hoje é a terceiro maior metrópole do país.

O sarau de lançamento do livro “Lió – O Pequeno Jornaleiro” acontecerá no dia 14 de março, quinta-feira, às 9h, na Casa do Pioneiro, localizada na Avenida Central, Área 19, Núcleo Bandeirante, Brasília (DF).

Para os interessados, o livro estará disponível para aquisição durante o evento, bem como através de vendas pela internet, permitindo que todos tenham acesso a essa narrativa inspiradora de superação e resiliência

SERVIÇO

Sarau de Lançamento do Livro “Lió – o pequeno jornaleiro”

Data e Horário: 14/03, quinta-feira, às 9h

Endereço: Casa do Pioneiro, Avenida Central, Área 19, Núcleo Bandeirante, Brasília (DF)

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

12 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

12 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

13 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

13 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

14 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

14 horas ago