GPS Brasília comscore

Bia Haddad e Luisa Stefani vão às semifinais das duplas em Abu Dhabi

Em preparação para Paris-2024, brasileiras marcaram um duplo 6/2 nas americanas Desirae Krawczyk e Caroline Dolehide
Beatriz Haddad Maia começou o ano com uma preparação consistente visando Paris-2024
Beatriz Haddad Maia começou o ano com uma preparação consistente visando Paris-2024. Foto: Luiz Candido/CBT

Compartilhe:

Em clima de preparação para a Olimpíada de Paris-2024, Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani venceram mais uma na chave de duplas em Abu Dhabi e avançaram à semifinal do torneio disputado nos Emirados Árabes Unidos. Nesta quinta-feira (8), elas arrasaram as americanas Desirae Krawczyk e Caroline Dolehide por 2 sets a 0, com duplo 6/2, em 1h13min.

Na semifinal, elas vão encarar outra dupla americana, formada por Sophia Kenin, campeã de Grand Slam em simples, e pela experiente Bethanie Mattek-Sands. Cabeças de chave número dois do torneio, as brasileiras são as favoritas para buscar a vaga na final da competição de nível WTA 500.

Bia e Luisa não jogavam juntas desde 2019, em torneios menores, de nível ITF, e também em partidas da Billie Jean King Cup, a versão feminina da Copa Davis. A reunião das duas na competição de nível WTA 500, nos Emirados Árabes Unidos, é um passo rumo à formação de uma parceria para defender o Brasil na Olimpíada.

As duas ainda não confirmaram oficialmente a vaga olímpica, que será definida após a disputa de Roland Garros. Mas, na prática, não devem ter problema para assegurar a classificação. Somente um problema físico impediria ambas de jogar em Paris, no meio do ano.

Se a dupla for confirmada, o Brasil entrará em situação favorável nos Jogos de Paris-2024 ao menos em termos de ranking. Luisa é a atual 14ª do ranking da WTA, enquanto Bia é a 19ª. Stefani tem no currículo a medalha de bronze nas duplas na Olimpíada de Tóquio, em 2021, quando parceria com Laura Pigossi. No total, Bia e Luisa já jogaram juntas 13 vezes, sendo sete partidas em nível ITF, com seis vitórias e uma derrota, além de quatro confrontos pela Billie Jean King Cup. Em Abu Dhabi, já são dois confrontos.

Jogo duro
A vaga fácil nas duplas contrastou com o esforço que Beatriz Haddad Maia fez, na quarta-feira (7), para superar a a polonesa Magda Linette, 55ª do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (8/6), 6/7 (1/7) e 6/1, pelas oitavas de final do torneio. Essa foi 100ª vitória de Bia em chaves principais de competições de nível WTA e Grand Slams. A partida durou 3h43min e é a mais longa do circuito neste começo de temporada.

Bia já tinha participado do jogo mais longo do ano passado. “Acho que a minha equipe precisa cuidar bem do coração. Algumas vezes não é fácil administrar as emoções no tênis. Para mim, uma qualidade que importa demais é não desistir. Sempre tento jogar mais uma boa”, comentou a brasileira. Nas quartas de final, a brasileira enfrentará a tunisiana Ons Jabeur, duas vezes finalista de Wimbledon, que venceu a britânica Emma Raducanu, campeã do US Open de 2021. O jogo será nesta sexta-feira (9), às 10h.