GPS Brasília comscore

Bem-vindo, Antonio Veronese: artista é novo especialista do GPS

Pintor ítalo-brasileiro dividirá seu ano com temporadas em Paris e em Brasília
Foto: GPS/JP Rodrigues
Foto: GPS/JP Rodrigues

Compartilhe:

Uma ótima novidade para o time GPS e para os nossos leitores: a partir de agora, semanalmente, todas às segundas-feiras, Antonio Veronese publicará artigos no portal como um de nossos especialistas. 

O pintor ítalo-brasileiro mora na França desde 2004, mas, neste ano, dividirá seu tempo com temporadas em Paris e em Brasília. Veronese é considerado pela crítica francesa “um dos dez pintores vivos que já deixaram marcas na história da Arte”.

Em 2023, o pintor chegou a Brasília, na Galeria Celso Junior, com a vernissage ‘O Traço e a Escala – Dessins à Paris’. Ao lado das esposas Elizabeth Amorim e Paula Santana, respectivamente, Veronese e Celso Junior apresentaram as suas obras compostas em conjunto.

Paulista, natural de Brotas, Antonio começou a desenhar ainda quando pequeno. No interior, era chamado de “louco” por conta de suas expressões marcadas com tinta de parede.

Autor de ‘Save the Children’, símbolo dos 50 anos das Nações Unidas, e ‘Just Kids’, símbolo da UNICEF, o paulista tem Egon Schiele e Francis Bacon como os pintores mais presentes em suas inspirações. 

Veronese tem seu nome em veículos da imprensa, como o The New York Times, e renomados artistas e curadores estrangeiros reconheceram o valor do brasileiro.

O pintor tem mais de 70 exposições individuais feitas pelo mundo. ‘La Marche’, exposta no Parlamento do Brasil desde 1995, e ‘Fome’, exposta desde 1994 na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, são apenas alguns de seus trabalhos mais conhecidos. 

O retorno do artista a Brasília foi quando fez um trabalho com os meninos do antigo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE). Por aqui, também selou o amor com a sua esposa, Elizabeth Amorim.