Categories: Paula Santana

Beleza aliada à saúde: conheça a trajetória de Raquel Santiago

Assim como o mundo corporativo, o empreendedorismo costumava ser um universo predominantemente masculino. Bom, costumava. Como nunca antes, as mulheres têm desbravado vários segmentos com seus projetos e, sem deixar a peteca cair, também se dedicam à maternidade. Raquel Santiago, nome à frente da clínica Corporeum e DHI Brasil, ilustra bem este cenário.

 

Em celebração ao Dia das Mães, o GPS tem contado histórias de mulheres empreendedoras ao longo da semana. Com maestria e determinação, elas comandam negócios, administram afazeres da casa e ainda conseguem levar o filho nas atividades, assistir ao treino de futebol e acompanhar de perto a vida escolar. 

 

 “Eu nasci e fui criada numa casa onde o empreendedorismo e o trabalho duro sempre fizeram parte das nossas vidas. A começar pelo meu pai: ele é um dos pioneiros na construção civil, que ajudou a construir essa bela cidade que temos orgulho de chamar de lar”, conta Raquel ao GPS. 

 

Apesar da atuação como advogada, a mãe de Raquel sempre se manteve atenta às oportunidades de mercado. O faro empreendedor já estava lá. Ao observar o crescimento iminente da medicina estética no circuito internacional, a matriarca da família estudou as possibilidades, lapidou a ideia e fundou a Corporeum, em 2001.

 

Ela relembra que toda a rotina na vida da mãe, no papel de empresária, foi algo inspirador. À época, com apenas 16 anos, a filha quis participar da nova fase e passou a trabalhar ao lado da família para construir essa história de sucesso. Aqui vai o spoiler: deu certo. 

 

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Quando perguntada sobre a rotina, Raquel respondeu de maneira humorada: “Em casa, nosso dia a dia é bastante similar ao de uma empresa.” Para conseguir se desdobrar nas diferentes funções, é preciso coordenar as agendas e ter horário fixo para cada coisa. “Temos papéis, atribuições, rotina e disciplina para todos nós e para os colaboradores; e para a minha filha de três anos também.”

 

Na jornada como empreendedora, a brasiliense reflete que a maior lição aprendida foi sobre a necessidade de se manter otimista. Para ela, empreender é, sobretudo, ter resiliência para tirar os sonhos do papel e colocá-los em prática.

 

“A fé é fundamental para guiar o sucesso das nossas vidas familiares e profissionais. Já a coragem e a resistência, juntas, servem para vencer o ambiente de negócios hostil que temos no Brasil. Precisamos vencer muitos obstáculos como burocracia, carga tributária e falta de incentivo para prosperar no país”. 

 

Nos momentos de dificuldade, Raquel gosta de meditar com um poema de Johann Goethe: 

 

“No momento em que a pessoa realmente assume um compromisso, a providência também se põe em movimento. Todos os tipos de coisas acontecem para ajudar a pessoa, coisas que nunca teriam acontecido de outra forma. Toda uma corrente de eventos resulta da decisão, gerando em seu favor todos os tipos de encontros e incidentes imprevistos, e ajuda material, que ninguém sonharia que pudesse estar em seu caminho. Seja o que for que você faça ou sonha em fazer, comece. A audácia tem força, poder e magia. Comece agora.”

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Princípios

Ainda no início da empreitada, foram definidos os pilares que fundamentam a Corporeum: ética profissional, eficiência no resultado e tecnologia de ponta. De lá para cá, muita coisa mudou em termos de atualização e a empresa está sempre em busca dos protocolos e tecnologias mais recentes e modernos para atender o público. 

 

Como exemplo, a Corporeum está trazendo para o Brasil a técnica DHI. Líder mundial em transplante capilar, a DHI Global Medical Group conta mais de 80 centros em todo o mundo e, em seus 53 anos de experiência, já ajudou mais de 300 mil homens e mulheres a lidar com a queda de cabelo de forma eficaz. 

 

Além disso, a técnica DHI conta com protocolos rígidos de segurança, controle e qualidade certificados pelo ISO, CQC do Reino Unido e União Europeia, garantindo ao paciente segurança e conforto no procedimento cirúrgico, que tem 97% de eficácia nos fios implantados e possibilita o retorno às atividades laborais no dia seguinte do procedimento. 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Cores de setembro: conheça as campanhas de saúde que marcam o mês

Do amarelo ao roxo, as iniciativas alertam sobre a importância da prevenção e do cuidado

18 minutos ago

Museu da Língua Portuguesa terá dia gratuito ainda em 2024; veja como funciona

Aos sábados, o museu oferece uma vez por mês outras atividades gratuitas, como trocas de…

1 hora ago

Duda Almeida: Cidade Amiga dos Idosos: um Guia para o Futuro de Brasília

Os resultados da consulta mais recente concluída pelo Censo no Brasil indicam que, a partir…

2 horas ago

Matheus & Kauan sobre cuidados com saúde mental: “Se precisar, a gente também faz uma pausa”

No Na Praia, dupla comentou sobre decisão de Zé Neto & Cristiano, que suspendeu agenda

10 horas ago

Ouro de Fernanda Yara encabeça dia de conquistas do atletismo

Modalidade trouxe cinco pódios para o Brasil neste sábado em Paris

13 horas ago

Tebet defende modernizar políticas públicas para alcançar déficit zero

Governo terá que cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias

13 horas ago