GPS Brasília comscore

Bebês podem consumir mel? Pediatra esclarece dúvidas sobre cuidados na primeira infância

Certas práticas garantem que as crianças tenham uma infância saudável e longe de riscos, saiba quais

No dia 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Infância, data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o intuito de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças. Porém, hoje, vamos aproveitar a ocasião para esclarecer dúvidas que são comuns a pais e mães de bebês e, assim, ajudar a proporcionar um desenvolvimento mais saudável para os pequenos.

Pensando nisso, o GPS|Brasília conversou com a pediatra Andrea Jácomo, coordenadora do departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), que explicou sobre certos cuidados que merecem mais atenção da família, a fim de garantirem uma infância saudável e longe de riscos aos seus filhos.

Crianças precisam andar descalças? 

É isso mesmo, existe uma fase da vida que a recomendação é que a criança ande sem sapatinhos para aperfeiçoar o equilíbrio e a propriocepção, que é a capacidade de perceber a posição e o movimento do corpo no espaço, sem depender da visão. 

Antes de aprenderem a andar, os bebês não precisam usar calçados e, quando estão aprendendo, até os dois anos, o ideal é que fiquem sem sapatos sempre que possível, em ambientes limpos e seguros. Para crianças na faixa dos dois/três anos, procure por sapatos leves e com solado flexível, para proteger os pés de superfícies ásperas ou quentes.

Bebês podem consumir mel? Pediatra esclarece dúvidas sobre cuidados na primeira infância

Foto: reprodução/www.mulher.com.br

Bebês menores de um ano não podem consumir mel? 

O mel é considerado um alimento perigoso para consumo, especialmente para crianças menores de dois anos, pois há risco de conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável por causar o botulismo, que é uma grave infecção intestinal. O Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos explica que isso ocorre pelo fato de a microbiota intestinal dos bebês ainda estar se adaptando aos novos alimentos.

Bebês não podem dormir com travesseiro? 

Pelo aumento do risco de asfixia acidental, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta o uso de travesseiros apenas após os 12 meses de idade. Ainda de acordo com a instituição, a recomendação para um sono seguro é que o bebê durma no berço, de barriga para cima e sem bichinhos, travesseiros ou almofadas. Após um ano, os travesseiros devem ser finos e, geralmente aos dois anos, os pequenos já podem passar do berço para a cama.

Bebês podem consumir mel? Pediatra esclarece dúvidas sobre cuidados na primeira infância

Foto: Freepik

Entre dois e sete anos é importante estimular a imaginação das crianças? 

Essa é a idade que as crianças passam pelo momento de maior desenvolvimento da imaginação. É a fase pré-operacional do desenvolvimento infantil, em que brincadeiras de faz-de-conta, uso de fantasias e criação de histórias são importantes para o desenvolvimento cognitivo.

Bebês podem consumir mel? Pediatra esclarece dúvidas sobre cuidados na primeira infância

Foto: Ron Lach/Pexels

Confira outras dicas da pediatra Andrea Jácomo para promover um desenvolvimento saudável em crianças: 

  • Estimule a comunicação: converse com seu pequeno desde a gestação. Sim, eles já escutam!;
  • Ofereça um ambiente seguro: espaço protegido para explorar e brincar é fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo;
  • Incentive a socialização: após os três anos de idade, além do contato com familiares, proporcione oportunidades para que os bebês interajam com outras crianças em parques e escolas, o que contribui para o desenvolvimento das habilidades sociais; 
  • Estabeleça rotinas: sim, crianças gostam de rotinas, que são importantes para proporcionar segurança e ajudar as crianças a entenderem a organização do tempo e das atividades diárias;
  • Leia e conte histórias: a leitura estimula a imaginação, amplia o vocabulário e fortalece o vínculo mãe e filho.

Bônus: é verdade que adultos não se lembram de eventos ocorridos antes dos três anos de idade? 

Conhecido como amnésia infantil, tal evento ocorre porque o cérebro das crianças ainda está em desenvolvimento, especialmente as áreas relacionadas à memória de longo prazo. Portanto, para alívio de mamães, papais e pediatras, elas não lembrarão das consultas difíceis pelas quais passaram quando tinham um ou dois anos de idade.

Bebês podem consumir mel? Pediatra esclarece dúvidas sobre cuidados na primeira infância

Foto: Jessica Rockowitz/Unsplash

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.