Categories: Cotidiano

Beatriz Haddad Maia aparece fora das Top-20

Estrela do Time BRB Brasil de Tênis, Beatriz Haddad Maia começou uma semana fora do top 20 do ranking da WTA pela primeira vez desde agosto do ano passado. Depois de ser eliminada nas oitavas de final do ATP 250 de Hong Kong e ver a chinesa Qinwen Zheng ser campeã do WTA 500 de Zhengzhou, na China, a tenista brasileira caiu da 20ª para a 21ª posição na atualização desta segunda-feira (16). Zheng, então 24ª colocada, roubou o 19º lugar da belarussa Victoria Azarenka, agora última integrante do top 20.

Apesar da queda, Bia deve voltar ao menos para a 20º colocação na próxima atualização, já que Azarenka não vai disputar nenhuma competição nesta semana e perderá pontos. A paulista, por sua vez, começa a disputar na madrugada desta terça-feira (17), às 3h (de Brasília), o WTA 250 de Nanchang, no qual será a cabeça de chave número 1. O duelo é com a japonesa Hibino Nao.

Laura Pigossi também perdeu posições no ranking e atualmente está no 120º lugar. Foto: Andre Gemmer/Greenfilmes

A última vez em que Bia esteve fora do top 20 foi na semana de 8 de agosto de 2022, durante a qual foi vice-campeã do WTA 1000 de Toronto, feito que a fez subir para a 16ª posição na atualização seguinte, dia 15 de agosto de 2022. Foi a primeira vez que ela se colocou entre as 20 melhores tenistas do mundo e, até então, não havia descido de escalão. Chegou, inclusive, a ir além em junho deste ano, quando alcançou o inédito top 10, em décimo lugar, após ser semifinalista de Roland Garros.

Ela foi a primeira mulher a brasileira a alcançar tal feito, uma vez que o ranking oficial foi criado somente em 1975, quando Maria Esther Bueno estava perto da aposentadoria. A lenda do esporte nacional brilhou nas décadas de 1950 e 1960. Entre 1959 e 1960, era considerada a número 1 do mundo pelos principais jornais e pelas publicações especializadas. Levando em conta também os homens, a última vez que o Brasil havia conseguido chegar ao top 10 havia sido com Gustavo Kuerten, o Guga, em 2002.

Também integrante do Time BRB Brasil de Tênis que irá enfrentar a Coreia do Sul pelos playoffs do Grupo Mundial da Billie Jean King Cup, nos dias 10 e 11 de novembro, na Arena BRB, em Brasília, Laura Pigossi, segunda melhor do Brasil, perdeu duas posições e está 120º lugar. Pigossi esteve em quadra nesta segunda-feira (16), pelo WTA de Monastir, na Tunísia, e foi eliminada na primeira rodada pela russa Iryna Shymanovich.

 

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Rede de unidades básicas de saúde garante atendimento a pessoas em situação de rua

Atendimento multiprofissional também é porta de entrada para políticas de acolhimento

1 hora ago

GDF investe na universalização da rede de água do Sol Nascente

Cerca de 70 mil moradores da região já são atendidos

2 horas ago

É amanhã! Saiba tudo sobre a cerimônia de abertura das Olimpíadas

Com duração de 3h30, o evento será transmitido em diversos canais

2 horas ago

Sexto volume da coleção “Histórias de Brasília” é lançado na Casa de Chá

Amigos e parceiros do autor João Carlos Amador compareceram ao evento, nesta quarta-feira (24)

2 horas ago

Moraes nega regime semiaberto de prisão ao ex-deputado Daniel Silveira

Ex-parlamentar não pagou multa estipulada pela Justiça

3 horas ago

Ibaneis começa a consultar secretários sobre trechos polêmicos do PPCub

Ibaneis convocou secretários para discutir texto após polêmica na aprovação da CLDF

3 horas ago