Banho de água salgada! O verão chegou com tudo, trazendo a temporada mais aguardada para quem ama aproveitar os dias de calor com estilo e elegância. Seja para um dia relaxante à beira-mar ou para momentos descontraídos à beira da piscina, biquínis e maiôs são itens indispensáveis para compor visuais confortáveis e charmosos, que refletem toda a energia da estação.
Nesse cenário, as marcas brasilienses de beachwear têm despontado como grandes protagonistas, conquistando espaço no mercado nacional com propostas que vão além do básico. Combinando modernidade, sofisticação e funcionalidade, as marcas autorais têm criado peças que traduzem o espírito do verão, oferecendo opções que vão de looks clássicos a looks mais ousados, seguindo as tendências que prometem bombar em 2025.
Lideradas em sua maioria por mulheres, essas marcas mostram que a moda vai muito além da estética, tornando-se uma poderosa ferramenta de protagonismo e impacto social. Combinando criatividade, gestão estratégica e paixão, elas conquistam cada vez mais espaço no mercado e servem de inspiração para novas gerações de empreendedoras que desejam trilhar seus próprios caminhos. A GPS|Brasília selecionou três nomes que você precisa conhecer para arrasar neste verão.
Sun Rose
Fundada em 2018 pela designer Cecília Rosa, a Sun Rose é uma marca brasiliense de beachwear que se destaca no cenário da moda praia ao combinar as últimas tendências com a inspiração nas belezas naturais do Brasil, como o sol e as águas que definem o verão. Suas peças equilibram sofisticação, conforto e elegância, evidenciando detalhes refinados, como aviamentos banhados a ouro.
Com modelagens cuidadosamente pensadas, a marca atende quem busca estilo e bem-estar. Cecília Rosa, compartilha com entusiasmo o crescimento da empresa. “Ver a Sun Rose se consolidar como uma das marcas de beachwear que mais cresce na cidade é extremamente gratificante”, afirma a designer. “Para mim, isso é o reflexo do trabalho cuidadoso que fazemos, desde o design exclusivo até o atendimento às nossas clientes, sempre focados em oferecer mais do que moda praia — uma experiência única”, pontua Cecília.
O reconhecimento também vem de influenciadoras como Virginia Fonseca, que escolheu peças da marca para uma viagem internacional. “Quando vejo grandes influenciadoras optando pelas nossas peças, sinto que estamos no caminho certo. É uma validação do nosso compromisso com a qualidade, autenticidade e com a criação de uma marca que representa a sofisticação e o lifestyle de quem ama o sol”, diz Cecília.
Naked Swimwear
Fundada em 2016 pela arquiteta Ananda Fróes, a Naked Swimwear nasceu com a proposta de unir sofisticação, minimalismo e ousadia em peças que celebram a autenticidade feminina. Inspirada pelo sol, pela praia e pelo desejo de preencher uma lacuna no mercado de moda praia. “Sempre fui fascinada por arte, criatividade e formas de expressão. Percebi que faltava uma marca que equilibrasse ousadia e minimalismo em sua estética e modelagem sem abrir mão da sofisticação e do conforto”, conta a fundadora sobre como tudo começou.
Produzidas internamente no ateliê da marca, as peças da Naked são projetadas para oferecer versatilidade e funcionalidade, adaptando-se a diferentes ocasiões e culturas. Mais do que moda praia, a marca busca promover um movimento: um convite para que mulheres se sintam confiantes e livres para expressar sua verdadeira essência. “O nome NAKED é um estado de espírito – é despir-se do que nos limita, revelando a nossa verdade mais pura, sem medos ou rótulos”, explica Ananda.
Com uma visão ambiciosa desde o início, a marca sempre buscou consolidar-se como um e-commerce internacional. Em 2022, a entrada de Camilla Venturi como sócia marcou um passo decisivo nessa trajetória, com a abertura de um escritório em Nova York. “Esse marco simbolizou mais do que a expansão da marca para o mercado americano; foi a prova de que a força do trabalho coletivo e a nossa mensagem de autenticidade e liberdade ultrapassam fronteiras”, destaca Fróes.
“Consolidar a Naked Swimwear em dois mercados tão distintos foi um dos maiores desafios da nossa trajetória. Desenvolver uma estrutura sólida, com produção própria e uma abordagem inteligente para o estoque – que une agilidade e organização – exigiu tempo, foco e muita aprendizagem. Além disso, equilibrar a estética sofisticada que sempre buscamos transmitir com a funcionalidade e versatilidade das peças para duas culturas distintas foi uma jornada de constante aprimoramento”, revela a empresária.
Escape Beachwear
Nascida em 2021, a Escape Beachwear reflete a paixão da fundadora Giulia Bermudez pelo verão, pela liberdade e pela criação de peças que conectam as mulheres à leveza da estação. Formada em administração com pós-graduação em comunicação e design digital, Giulia já atuava com marketing digital voltado para moda antes de fundar a marca. “Minha afinidade com moda começou no trabalho com marcas, criando campanhas e fortalecendo identidades no digital. Isso me despertou o desejo de criar minha própria marca, com uma essência única e uma mensagem em cada coleção”, conta a empreendedora.
A marca busca ir além do conceito de biquínis e maiôs tradicionais, trazendo sofisticação, conforto e sustentabilidade. Cada peça é desenvolvida com atenção a detalhes, tecidos de alta qualidade e materiais certificados, buscando minimizar o impacto no meio ambiente. Giulia destaca que o processo de criação sempre carrega uma mensagem: “Cada coleção e campanha trazem uma identidade própria. A moda, para mim, é mais do que vestir o corpo: é expressão, conexão e autenticidade”, aponta Giulia.
Construir a marca, no entanto, não foi um caminho linear. Giulia enfrentou desafios com a confecção, gestão e estruturação da loja virtual. “No início, foi um aprendizado constante. A confecção, principalmente em Brasília, tem suas dificuldades, pela falta de mão de obra especializada. Muitas coisas deram errado nas primeiras coleções, mas cada erro foi fundamental para o amadurecimento da marca. Hoje, temos uma visão muito mais estruturada e organizada do processo”, relembra.