A tragédia que se abateu sobre a família do soldado Samuel Wesley Cosmo (foto em destaque), de 35 anos e que integrava a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), não passou despercebida pela comunidade policial, tanto de Brasília quanto a paulista.
No último dia 2 (sexta-feira), Samuel perdeu a vida em um combate contra criminosos na cidade de Santos, litoral de São Paulo, deixando para trás sua esposa e duas filhas pequenas.
Samuel era filho do agente Antônio Marcos Cosmo, da Polícia Civil do DF (PCDF). Cosmo, como é carinhosamente conhecido em Brasília, é pai também do PM Kennedy Willian Cosmo, morto em serviço por criminosos em abril de 2018.
Em solidariedade ao luto e à dedicação do policial assassinado, o Batalhão ROTA/PMSP iniciou uma campanha e convocou os integrantes da Polícia Civil do DF para se unirem em apoio à esposa e filhas do soldado.
De acordo com o apelo, qualquer contribuição, por menor que seja, pode ser de grande ajuda no atual momento da família. As doações podem ser feitas através da chave PIX 11977987349, em nome de Amanda Moraes.
A comoção pelo assassinato de Samuel também se estendeu às esferas políticas e institucionais. O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), expressaram suas condolências e prometeram empenho na identificação e captura dos responsáveis por esse ato de violência.