O setor de alimentação fora do lar iniciou o segundo semestre deste ano com alta no faturamento, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF). Segundo o levantamento, 43% dos estabelecimentos registraram lucro em julho, enquanto 33% operaram em equilíbrio e 21% ficaram no vermelho.
O presidente da Abrasel-DF, Beto Pinheiro, afirma que, ainda que o segundo semestre tenha começado com o desempenho mais favorável, a realidade “permanece preocupante”, com um contingente significativo de empresas operando sem lucro.
“O projeto de desoneração da folha de pagamento está no centro de nossas ações para ampliar a empregabilidade no setor e gerar novos empregos”, destaca.
O levantamento mostrou também que, apesar dos resultados, os empresários continuam enfrentando dificuldades para repassar os custos ao consumidor. No último ano, 40% não conseguiram reajustar os preços, enquanto 55% reajustaram apenas conforme ou abaixo da inflação.
Quanto à inadimplência, 40% das empresas relataram atrasos nos pagamentos. As principais dívidas estão concentradas em impostos federais (71%), estaduais (57%) e em empréstimos bancários (32%).