A recuperação muscular é essencial para o bom desempenho de qualquer atleta, e a banheira de gelo tem se tornado uma das estratégias mais populares para acelerar esse processo. Utilizada por esportistas de alto rendimento, a imersão em água gelada reduz inflamações, alivia dores musculares e até melhora a resistência física.
E como esse método funciona? Quais são seus reais benefícios? Para Bruno Carvalho, fisioterapeuta do time CAIXA Brasília Basquete, a crioterapia, como é chamada a prática, é uma estratégia que visa otimizar a recuperação física de atletas após exercícios muito cansativos, e consiste em submergir até a cintura ou metade do tronco em água com temperatura entre 8° e 15°C.
“Depois que saio da banheira de gelo, é como se tivessem zerado todas as dores do meu corpo, como se eu estivesse 100% novamente”, afirma Gustavo de Jesus, armador do Brasília Basquete. Ele faz o uso da crioterapia frequentemente, às vezes antes das partidas, às vezes depois. “Sinto que o banho gelado tira todas as inflamações do meu corpo e me deixa extremamente preparado para um próximo jogo ou tranquilo após algum treinamento ou partida”, completa.

Gustavo de Jesus | Foto: reprodução/Instagram
O fisioterapeuta explica que isso ocorre porque as baixas temperaturas são responsáveis pelo redirecionamento do sangue para a circulação central, o que potencializa a difusão de líquidos e otimiza a nutrição tecidual.
Além disso, outras respostas do corpo à crioimersão são a redução de edema (alteração do fluxo sanguíneo e linfático), do estímulo aos receptores de dor (por consequência da redução do edema tecidual), da necrose celular (por redução do metabolismo celular), da condução nervosa, da atividade do fuso muscular e consequente relaxamento, além da redução da dor muscular.
“Vale ressaltar que essa prática também é benéfica para a recuperação da potência muscular, redução da CK sérica (quantidade de creatinoquinase no sangue) e da dor muscular tardia”, explica Bruno.
Porém, muito além das vantagens para a parte física, o uso da banheira de gelo também tem um impacto significativo na saúde mental dos atletas, ao ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão. Para Diego Garcia, atleta de wakeboard, a imersão em água gelada é essencial para melhorar a atenção ao foco, a resiliência e o humor. “Aprendi o método de respiração, mindset e imersão, que me força a estar presente no momento e a conseguir suportar a dor das baixas temperaturas”, revela. “Quando faço o banho de gelo, o meu humor muda por completo ao longo do dia”, conclui.
Ver essa foto no Instagram