O Banco do Brasil anunciou nesta terça-feira (8) o lançamento do Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027, que vai destinar R$ 120 milhões a projetos culturais em cinco capitais brasileiras. As inscrições estão abertas até 26 de maio para propostas nas áreas de artes cênicas, música, exposições, cinema e ações educativas.
O investimento contemplará projetos que serão realizados nas unidades do CCBB localizadas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e, pela primeira vez, Salvador, que se junta oficialmente à rede de centros culturais do banco. Brasília, por ora, ainda não entrará no chamamento.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.bb.com.br/patrocinios até o dia 26 de maio. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com projetos nas áreas de exposições, artes cênicas, música, cinema e mediação educativa.
As propostas serão avaliadas com base em critérios como relevância temática, viabilidade técnica, acessibilidade e aderência às diretrizes do banco.
De acordo com a presidente do BB, Tarciana Medeiros, a ação reflete o compromisso da instituição com a diversidade e o impacto social por meio da cultura.
“Queremos abrir espaço para iniciativas que proporcionem experiências significativas ao público. No último edital, quase metade dos projetos tratou de temas como diversidade, inclusão e sustentabilidade”, destacou.
Além do aumento no valor disponível, o novo edital traz como novidade a realização de cursos presenciais de capacitação para produtores culturais em diferentes regiões do país. Os encontros terão um dia de duração e abordarão temas como a Lei Rouanet, o processo de inscrição e elaboração de projetos.
Os cursos serão divulgados nos próximos dias no site oficial do edital, e os principais conteúdos também estarão disponíveis no canal do Banco do Brasil no YouTube, permitindo que produtores de todo o país tenham acesso às orientações.
Os projetos selecionados poderão utilizar, total ou parcialmente, os benefícios fiscais previstos pela Lei Rouanet, além de outros incentivos estaduais, distritais e municipais, com apoio técnico do Ministério da Cultura.
A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2025.