O irreverente baile de Carnaval carioca Baile do Sarongue, que já virou tradição no Rio de Janeiro, será realizado nesta quinta-feira (27), no Clube Monte Líbano. Para a edição de 2025, a organização escolheu homenagear a dançarina brasileira Luz Del Fuego, que se tornou conhecida por ser barrada por diversas vezes em bailes na cidade por conta de suas fantasias.
Neste ano, o convite veio na forma de uma caixa dourada, que continha a tradicional chave, que dá acesso ao baile, e uma capa da mesma cor, feita do material mylar, que também deverá ser usada na festa. Mantendo o ar misterioso já característico, as chaves são vendidas em diferentes lugares, que são anunciados pouco a pouco nas redes sociais do próprio evento e, geralmente, no dia anterior ao início das vendas.

Baile do Sarongue | Foto: reprodução/Mídia Ninja
A cenografia, que promete muito brilho, dourado e esculturas únicas, será montada por Cabelo e o coletivo espanhol Penique Production, que foi responsável pelo desfile da coleção Primavera/Verão 2024 da Louis Vuitton. Eles definiram que o baile será como um “cabaré contemporâneo” ou “uma experiência carnal”, com performances e acrobacias aéreas no salão.
Luz del Fuego (1917-1967) foi uma artista e dançarina que ganhou fama nas décadas de 1940 e 1950 e é considerada pioneira do feminismo e do naturismo na América Latina. Por ser barrada por diversas vezes na porta de tradicionais bailes de Carnaval do Rio de Janeiro e transformar essas situações em momentos de diversão, ela foi a inspiração para esta edição do Baile do Sarongue, que completa 17 anos em 2025.

Luz del Fuego | Foto: divulgação/Pedro Garcia