A Azul Linhas Aéreas anunciou que suspenderá suas operações em 12 cidades brasileiras a partir do dia 10 de março. A decisão, segundo a empresa, faz parte de um planejamento operacional diante do aumento dos custos na aviação e da necessidade de ajuste entre oferta e demanda.
Os municípios afetados pela suspensão são Barreirinhas (MA), Cabo Frio (RJ), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Cratéus (CE), Iguatú (CE), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Benedito (CE), São Raimundo Nonato (PI) e Sobral (CE).
A companhia reforçou que “as mudanças fazem parte do planejamento operacional, e os clientes impactados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.
A Azul também anunciou ajustes em outras operações. A partir de 3 de março, os voos para Fernando de Noronha (PE) serão operados exclusivamente a partir de Recife (PE). Já a partir do dia 10, os voos de Juazeiro do Norte (CE) passarão a ter como destino apenas o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que é o principal hub da companhia.
Outra alteração ocorre no aeroporto de Caruaru (PE), onde os voos serão operados por aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove passageiros, devido à baixa ocupação na região.
A empresa destacou que “como empresa competitiva, reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda”.
O Aeroporto Internacional de Viracopos informou que não será impactado pelas suspensões, já que as mudanças não afetam as rotas que partem de Campinas.
As alterações na malha aérea da Azul foram anunciadas poucos dias após a divulgação de um memorando de entendimento assinado entre a companhia e o grupo Abra, controlador da Gol e da Avianca. O documento estabelece a intenção de unir os negócios no Brasil, mas ainda está na fase inicial de negociação.