A aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República para a Operação Voltando em Paz, do governo federal, pousou às 16h04 (horário local) desta quarta-feira (18), no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito. O local é reservado às operações aéreas que prestam apoio humanitário e está localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito.
A bordo estão 40 purificadores de água portáteis, e dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo Governo Federal para atender as populações em situação de emergência em saúde pública na Faixa de Gaza. Após o descarregamento da carga, a aeronave decolou às 17h07 (horário local) para Cairo, capital do Egito, onde a tripulação vai aguardar o transporte dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.
O avião fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza e estava parado em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio.
Nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nessa terça-feira (17), informava que o grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.