Neste sábado (25) a Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou uma aeronave KC-30 para transportar os brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave pertence ao Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte e atualmente está em Manaus, onde aguarda a conclusão do translado antes de seguir para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. O avião com os 88 imigrantes brasileiros chegou ao Brasil nessa sexta-feira (24).
Inicialmente, a aeronave que veio dos Estados Unidos deveria pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). No entanto, após pousar m Manaus para abastecer, o piloto percebeu alguns problemas técnicos e decidiram cancelar o voo. Já havia a notícia de que o ar-condicionado da aeronave não estaria funcionando, causando inclusive tumulto entre os passageiros.
A FAB fará a condução do brasileiros até Minas Gerais com uma aeronave que decolou da Base Aérea de Brasília (BABR), às 13 horas. O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes. Serão disponibilizados profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados, durante o trajeto até o destino final.
“A aeronave decolará da Base Aérea de Brasília, às 13h do horário local, com pouso previsto, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes [em Manaus], às 14h30 do horário local. O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes”, informou a FAB em nota.
Entenda
Embora seja o primeiro voo com imigrantes deportados dos Estados Unidos desde a posse de Donald Trump, essas políticas mais rígidas contra imigração faz parte de um processo iniciado durante a administração de Joe Biden.
Segundo fontes do Itamaraty, o Brasil tem recebido voos de deportação desde 2017, quando firmou um acordo com os EUA para reduzir o tempo de detenção de brasileiros com problemas de imigração. Como as deportações ocorrem apenas quando não há mais recursos possíveis para o imigrante, o governo brasileiro entende que o voo não tem relação com a mudança de comando na Casa Branca.
*Com informações do Estadão Conteúdo