Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (9) na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com a prefeitura de Ubatuba, o piloto que havia ficado preso ás ferragens não sobreviveu.
Quatro ocupantes, incluindo duas crianças e dois adultos, foram resgatados com vida e encaminhados para atendimento médico.
De acordo com a prefeitura, o acidente aconteceu próximo à pista de skate localizada na orla da praia.
A aeronave envolvida é um bimotor a jato modelo Cessna Citation, com capacidade para transportar até oito pessoas, incluindo o piloto. Segundo o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava com a documentação de aeronavegabilidade regular, mas não possuía autorização para operar como táxi aéreo.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem.
As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Confira vídeo do momento do acidente:
Ver essa foto no Instagram
Confira nota divulgada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
OCORRÊNCIA – AERONAVE PR-GFS, EM UBATUBA (SP)
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quinta-feira (09/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação:
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.
O CENIPA destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
Novas informações serão atualizadas em instantes.