GPS Brasília comscore

Autorizada construção de rota alternativa entre Estrutural e DF-010

Obra foi autorizada pela governadora em exercício, Celina Leão, e será feita por etapas, com o primeiro trecho em pista simples de mão dupla. Investimento é de R$ 10 milhões

Compartilhe:

A construção de uma rota alternativa ligando a Estrutural à Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem (EPAA), na DF-010, foi autorizada nesta quarta-feira (25) pela governadora em exercício Celina Leão. Com investimento de R$ 10 milhões, os trabalhos serão executados em etapas e, neste primeiro momento, com a construção de pista simples de mão dupla.

![Nova rota terá cerca de 4 km de extensão, com início na Cidade do Automóvel](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/rota_a4ba71eaef.jpg)

A liberação da obra foi comunicada durante evento na Cidade do Automóvel, no SCIA/Estrutural, com a presença de empresários de concessionárias, público que reivindicava a rota alternativa havia pelo menos cinco anos. Segundo representantes das agências de veículos, passam cerca de 35 mil pessoas pela região diariamente.

A rota alternativa terá aproximadamente quatro quilômetros de extensão, com início na Cidade do Automóvel, entre o Complexo de Reciclagem e o Instituto Federal de Brasília da Estrutural, passando pela área do Exército, na DF-010, e pelo Setor de Garagens Oficiais, nas proximidades do Palácio do Buriti.

**Vias descongestionadas**

Ao comentar a obra, a governadora em exercício Celina Leão falou do trabalho da atual gestão para concretizar esse pedido. “_Há um ano o governador Ibaneis Rocha tomou a iniciativa de levar adiante o projeto, eu ajudei colocando emenda parlamentar enquanto deputada da Câmara Federal, e com certeza agora o GDF vai fazer essa obra_”.

Os serviços serão executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER). O presidente do órgão, Fauzi Nacfur Junior, ressaltou que a nova via descongestionará a região e ampliará opções de entrada e saída da Cidade do Automóvel, até então restrita à Via Estrutural e suas reversões.

“_Quando você faz uma ligação para o lado norte da cidade, você cria mais uma opção e tira todo mundo desse imbróglio perto da região do Viaduto Ayrton Senna_”, afirmou Fauzi. “_Todo mundo tinha que passar por ali, e, com essa pista, você vai contornar por trás da Rodoferroviária, do Shopping Popular, para sair dentro da Cidade do Automóvel._”

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, reforçou: “_É uma obra muito impactante para todo o DF, não somente para a região; terá um impacto em outros pontos da cidade e mostra o compromisso do governo com esse projeto saindo do papel_”.