O autor dos disparos contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, morador da Pensilvânia, estava registrado no Partido Republicano, segundo informações da imprensa norte-americana. Ele foi identificado pelo FBI, que ainda apura as razões que o levaram a atirar contra Trump, no meio de uma multidão, durante um comício no sábado (13), na Pensilvânia.
Updated FBI statement on the ongoing incident that took place yesterday in Butler, Pennsylvania. https://t.co/yqwxGmKOjw pic.twitter.com/pk2Rw55Lga
— FBI (@FBI) July 14, 2024
O nome de Crooks consta em um banco de dados de eleitores da Pensilvânia, identificado pela polícia, bem como a sua idade e endereço, de acordo com a emissora americana CNN. Ele não tinha antecedentes criminais até o atentado contra Donald Trump.
A eleição, em novembro, seria a primeira vez que Crooks teria idade suficiente para votar em uma corrida presidencial americana, que terá o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump como principais concorrentes. Registros mostram que, apesar de estar filiado aos republicanos, ele doou US$ 15 para o ‘Progressive Turnout Project’, grupo nacional que incentiva os democratas a votar, por meio da plataforma de doações ActBlue, em janeiro de 2021.
Thomas Matthew Crooks vivia em um bairro de classe média em Bethel Park, a cerca de 80 quilômetros de Butler, palco do atentado. Policiais encontraram dois explosivos no carro dele e um terceiro pode ter sido encontrado em sua casa, disseram pessoas informadas sobre as investigações ao The New York Times.