O Autódromo de Brasília está passando por intensas obras de reforma, visando o retorno de grandes corridas e eventos à capital. A pista está sendo preparada para receber toneladas de massa asfáltica e outras melhorias. As intervenções são realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), por meio de um convênio entre a Terracap e o Banco de Brasília (BRB).
Em busca de maior segurança e conforto, o DER-DF está trabalhando em três frentes de intervenção. A primeira é a adequação do traçado de três curvas de acordo com as normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Em seguida, ocorre a reconstrução do sistema de drenagem e o nivelamento de toda a pista para receber a nova camada asfáltica.
Fauzi Nacfur Jr., presidente do DER-DF, ressalta que as mudanças visam tornar o autódromo mais moderno em termos mundiais. Medidas como a remoção de arquibancadas em pontos de risco e a reforma das curvas estão sendo adotadas para atender às exigências da FIA. Ele destaca que as normas da federação estão em constante atualização, e o autódromo está se ajustando para estar em conformidade.
Na reta de chegada do autódromo, três grandes máquinas acabadoras de asfalto estão concentradas, dando início à aplicação do novo pavimento. Anteriormente, o espaço do paddock e dos boxes foi demolido, juntamente com dois conjuntos de arquibancada na “Curva da Vitória”, visando aumentar a área de escape para os pilotos e reduzir acidentes.
O BRB, que será o gestor do Autódromo de Brasília pelos próximos 30 anos, planeja transformá-lo em uma verdadeira arena multiuso. Além de focar no automobilismo e motovelocidade, o espaço também será aberto para outras modalidades esportivas e eventos. O projeto inclui a criação de um moderno kartódromo, seguindo os padrões da FIA Karting, para substituir o kartódromo atual.
Com as obras em andamento e as melhorias planejadas, o Autódromo de Brasília pretende se destacar como um local moderno e versátil, capaz de receber grandes competições esportivas e oferecer opções de entretenimento para o público.
Com informações da Agência Brasília