Categories: Paula Santana

Audiência Pública discute concessão de terreno para a Fundação Athos Bulcão

Nesta sexta-feira (12), o auditório do Museu Nacional da República foi palco de uma Audiência Pública crucial para a Fundação Athos Bulcão. O evento, que teve início às 11h, reuniu autoridades para discutir a concessão de um terreno destinado à construção da sede permanente da Fundação. A proposta visa garantir a preservação e promoção do legado do renomado artista Athos Bulcão, um ícone do modernismo brasileiro.

A Fundação Athos Bulcão, criada em 1992, tem como missão preservar o acervo de Bulcão e fomentar atividades educativas e culturais que destacam sua contribuição para a identidade visual de Brasília. Desde 2009, a Fundação busca junto ao Governo do Distrito Federal a concessão de um terreno para a construção de sua sede permanente.

Audiência Pública de discussão da concessão de terreno para a Fundação Athos Bulcão | Foto: Vanessa Castro

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, mediou a audiência, que contou com a presença de diversas figuras ilustres. Além disso, foi indicado o provável terreno a ser cedido para a Fundação, o lote 12 do Setor de Divulgação Cultural, no Eixo Cultural Ibero-americano.

Ricardo Meira | Foto: Vanessa Castro

O Secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto, declarou: “A construção da fundação é legítima, e eu sou completamente favorável a essa concessão. Nós temos que resgatar os nossos artistas, e o professor Athos Bulcão tem que ser exposto para o mundo.”

Paco Britto | Foto: Vanessa Castro

Ricardo Meira, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU-DF) e ex-aluno de Athos na Universidade de Brasília, expressou seu orgulho. “Athos foi o artista mais arquiteto que Brasília já teve. Mesmo quem não o conhece, já encontrou algum painel feito por ele e se encantou”, disse.

A Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) também participou do evento, juntamente com Márcia Zarur, presidente da Fundação Athos Bulcão, e Cláudia Pereira, pioneira do DF e ex-presidente da Fundação. Cláudia destacou a importância da concessão. “É lamentável que, passados 15 anos, essa doação não tenha sido efetivada, tendo em vista a importância de Athos para Brasília e da Fundação Athos Bulcão para o Distrito Federal”, comenta.

Cláudia Pereira | Foto: Vanessa Castro
Valéria Cabral e Marcia Zarur | Foto: Vanessa Castro

A trajetória da Fundação para obter a concessão do terreno tem sido marcada por desafios burocráticos e políticos. A promessa inicial de concessão, feita em 2009, enfrentou diversas audiências públicas, revisões jurídicas e aprovações necessárias pelo Conplan e Iphan. Em 2018, a elaboração final da minuta do projeto de lei e do termo de referência representaram um avanço significativo, mas a autorização legislativa necessária não foi sancionada.

O projeto arquitetônico da nova sede, elaborado pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, prevê um teatro/auditório com 180 lugares, salas multiuso, café, loja, Museu Athos Bulcão e uma galeria com coberturas onduladas, formando uma grande claraboia que iluminará o salão de exposições. Este espaço será fundamental para ampliar o impacto cultural e educacional da Fundação.

Marcia Zarur, Adriana Filgueiras Lima (filha do Lelé), Valéria Cabral, Kadu Niemeyer e Cláudia Pereira | Foto: Vanessa Castro

Atualmente, a Fundação enfrenta desafios financeiros significativos, mantendo-se com recursos próprios escassos enquanto paga aluguel para suas operações. A nova sede proporcionará melhores condições para a preservação e exposição do acervo de Bulcão e também fortalecerá o vínculo do artista com a capital brasileira.

Durante a audiência, um vídeo sobre a história e o impacto de Athos Bulcão, assim como da Fundação foi exibido.

Pedro Reis

Posts Recentes

Collants das ginastas brasileiras ganham destaque durante competições

Atletas brasileiras conquistaram bronze histórico na final por equipes e ouro com Rebeca Andrade

20 minutos ago

Mais um ouro para o Brasil! Rebeca desbanca Biles e é campeã no solo

Brasileira se torna a maior medalhista da história do País

2 horas ago

Morre o músico e compositor Caçulinha, aos 86 anos

Artista estava internado em hospital em São Paulo após infarto

2 horas ago

Espaço Oscar Niemeyer recebe exposição de fotografias

Mostra com 130 obras é resultado das memórias e sentimentos dos artistas

2 horas ago

Rebeca Andrade e Simone Biles fora do pódio na trave

Brasileira bastava repetir performance da classificatória para ficar com ouro

3 horas ago

A era dos streamings: Bernardo Felinto fala sobre mudanças na teledramaturgia

O ator e produtor brasiliense conversou com o GPS|Brasília sobre sua carreira e as mudanças…

3 horas ago