GPS Brasília comscore

ATTA: conheça o tratamento minimamente invasivo para varizes

**Veias dilatadas de aparência roxa** que aparecem com a idade, após a gestação ou simplesmente por predisposição genética… as varizes acometem **38% da população geral brasileira**, sendo encontrada em **30% dos homens e 45% das mulheres**, segundo a SBACV, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Durante muito tempo, acreditou-se que o tratamento de varizes era complicado e traumático, mas essa realidade já é outra com o avanço da ciência. As técnicas de **cirurgia vascular** estão em constate inovação, com **tratamentos mais seguros e eficazes** surgindo a cada dia.

É o caso de um novo protocolo de tratamento **minimamente invasivo** conhecido como **ATTA, ou _Ablação Térmica Totalmente Assistida_**, que possibilita o tratamento de uma grande variedade de varizes, desde os vasos mais finos até as veias mais profundas e calibrosas, de maneira **menos traumática**.

“_O equipamento aplicado na técnica ATTA é o mesmo já utilizado, por exemplo, para o tratamento da veia safena: **o famoso laser endovenoso ou endolaser**. A diferença é que, nesse caso, apenas o laser é utilizado através de uma fibra muito mais fina e delicada, **não havendo necessidade de cortes** ou injeção de substâncias químicas na veia_”, explica a cirurgiã vascular **Aline Lamaita**, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A médica explica que, na técnica ATTA, a fibra ligada ao equipamento de laser endovenoso, após ser inserida na veia, irradia calor dentro do vaso para fechá-lo progressivamente. “_De maneira geral, esse protocolo pode ser utilizado no **tratamento de varizes de pequeno e médio calibre, da veia safena e de veias mais calibrosas**, sendo especialmente interessante nesse último caso, que, até então, tinha como principal solução a flebectomia, isto é, a remoção cirúrgica da veia doente_”, diz a Dra. Aline.

>“_A grande vantagem dessa técnica está justamente no fato de ser menos invasiva e traumática e **substituir a necessidade de cirurgia no caso de varizes calibrosas**. Isso se traduz em um tratamento mais seguro, com baixo risco, menos hematomas e recuperação praticamente imediata_”, finaliza.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.